Sinistro

Tragédia no Morro: câmeras mostram desabamento de teto de santuário; há 21 feridos e 2 mortos

Sinistro aconteceu na tarde desta sexta (30), no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife

Publicado em: 30/08/2024 15:59 | Atualizado em: 30/08/2024 19:21

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

 
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, desabou, nesta sexta (30). 
  
O sinistro deixou 21 pessoas feridas, entre elas uma criança e uma mulher grávida, e dois mortos. Em nota, o Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife, informou que oito adultos e uma criança deram entrada na unidade de saúde. 
 
As vítimas fatais foram identificadas por familiares no Instituto Médico Legal. Segundo parentes, Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, 68,  eram devotos de Nossa Senhora da Conceição. 
 
A tragédia aconteceu por volta das 14h. 
 
A cena é mostrada por dois ângulos diferentes.
 
Na primeira, a imagem está mais aberta. O segundo apresentam imagens mais de perto.
 
Nos dois vídeos, é possível ver o teto desabando por inteiro, de uma vez só. 
 
Primeiro, caiu o forro. Em seguida, o teto vem abaixo. 
 
Segundo segundos, surgem pessoas correndo e subindo a rampa da igreja. Um homem está em uma bicicleta. 

Como foi
 
 (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Foto: Rafael Vieira/DP Foto

 
Segundo Marcos Ferreira, que atua no Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), cerca de 60 pessoas estavam no santuário no momento do sinistro.
 
Ferido, ele disse, ainda, que, no momento do sinistro havia a distribuição de cestas básicas realizada pela Pastoral Social da Igreja Católica. 
 
Nas redes sociais do Santuário, há apenas seis dias uma postagem comemorou a instalação de placas solares.
 
Feridos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova descoberta, na Zona Norte,m e Hospital da restauração (HR), no Derby, na área central do recife. 

Equipes dos bombeiros, defesa Civil, Samu,  Polícia Militar foram enviadas ao local. Por volta das 14h, carros do Instituto de Medicinal Legal (IML)M chegaram para recolher os corpos.
 
Devido ao sinistro, a vice-governadora Priscila Krause e o prefeito do Recife, João Campos, foram ao Morro da Conceição. 
 
Colapso 
 
O secrtário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, este no morro e falou sobre os números da tragédia.
 
Segundo ele, houve um colapso na esturtura. "Primeiro, populares socorreram as vítimas. Não há o número exato de feridos, mas os bombeiros e samu socorreram 21 pessoas.  Nenhuma em estado mais grave. Uma criança inspira mais cuidados. São dois mortos e os cães não encontraram, até o momento, mais corpos", afirmou. 
 
Sobre a relação entre a instalação de placas solares no teto e a tragédia, Carvalho disse que será necessário esperar o resultado do laudo técnico feito por pessoas capacitadas. 
 
"Sabemos que as placas entraram depois das obras do teto. É prematuro afirmar qualquer coisa, mas não podemos descartar essa relação", disse. 
 
Em nota, a Secretaria de Defesa Social afirmou que "um inquérito da Polícia Civil já foi instaurado, sendo requisitadas as imagens para colaborar nas investigações".

"O drone da Defesa Civil do Estado já fez um sobrevoo para fazer as imagens e compartilhar com as autoridades responsáveis pelo caso, além de uma avaliação prévia da  estrutura relizada por engenheiros da SEPDEC", diz o comunicado. 
 
A Prefeitura do Recife decretou luto ofical por três dias.   
 
Festa
 
O Santuário é o palco de um dos maiores eventos religiosos de Pernambuco.
 
A  festa de Nossa senhora da Conceição. Durante quase um mês, entre novembro e o dia 8 de dezembro, milhares de devotos sobre o morro para reverenciar a santa, que fica ao lado do Santuário onde aconteceu o sinistro. 
 
Em 2024, a festa completa 120 anos de existência. Na quinta (23), teve início a contagem regressiva de 100 dias para o início dos festejos.  


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL