EVENTO

Universidade Católica de Pernambuco realiza encontros voltados aos direitos humanos

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, a Unicap recebe a III Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos

Publicado em: 25/08/2024 15:14

 (Divulgação)
Divulgação
Com o lema 'Democracia, Memória e Diversidade', a III Semana busca ser um espaço estimulante para os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, desde a pesquisa acadêmica, passando por capacitação, informação e educação, à luz do legado de paz da vida e obra de Dom Helder Camara.
 
“O objetivo é difundir e integrar a Universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão em Direitos Humanos com a sociedade civil, os movimentos sociais e fóruns, que lutam cotidianamente para a luta dos Direitos Humanos”, destaca Manoel Moraes, coordenador da Cátedra que promove a III SEDHEC, sobre o evento.
 
Entre mesas-redondas, exposição, seminário, roda de conversa e manifestações culturais, as atividades se dividem em cinco eixos: Meio Ambiente e Direitos Humanos; Tolerância e Discriminação; Teoria Crítica e DDHH; Justiça de Transição; e Migração e Refúgio. A programação tem início oficialmente no domingo, dia 25, a partir das 9h, com uma missa celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife Dom Paulo Jackson, na Catedral da Sé, localizada no Alto da Sé, em Olinda.
 
Na Universidade Católica de Pernambuco, a programação começa na terça-feira, dia 27, às 9h, no auditório G II (bloco G, 1º andar), com a Solenidade de Abertura, numa mesa que reúne autoridades e representantes de instituições parceiras, onde será feita homenagem aos 40 anos do Centro das Mulheres do Cabo - organização da sociedade civil do Cabo de Santo Agostinho, atuante nas temáticas dos direitos das mulheres e das crianças, adolescentes e jovens.
 
“Contamos com a adesão de organizações da sociedade civil, entidades e fóruns do campo dos Direitos Humanos para a construção das atividades”, destaca Manoel Moraes, ao falar da importância da pluralidade nos conteúdos e parcerias da III Semana. O coordenador da Cátedra UNESCO/UNICAP aponta ainda para o ineditismo na colaboração com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, como um marco para a reflexão dos Direitos Humanos a partir da perspectiva regional, em debate no dia 27, de 16h30 às 17h30, no auditório GII.
 
Durante os três dias do evento, 27, 28 e 29, o público poderá conferir a exposição Dom Helder Camara: “Ação, Justiça e Paz”, no hall do bloco G, fruto de uma parceria entre o IDHEC - Instituto Dom Helder Camara e a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).
 
Outra atividade que marca os três dias da III SEDHEC é o projeto itinerante “História de Resistência em Recife - Visita aos Espaços de Memória”. Tal atividade é fruto de uma parceria entre a Unicap, a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, e o Governo do Estado de Pernambuco, consistindo na visitação ao Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcellos Coelho, no Sítio Trindade, em Casa Amarela, Recife. Com um ônibus que comporta 40 passageiros, a visitação ocorre de 13h às 18h, com ida e volta da Capela da Unicap ao Memorial.
 
Haverá ainda, em formato híbrido, o Encontro das Cátedras da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Na quarta-feira do dia 28, de 10h às 12h, no auditório G II, representantes da UNESCO e das Cátedras que integram a rede da América Latina se reúnem para debater e trocar experiências sobre o cenário dos Direitos Humanos na América Latina, e como podem avançar no tema nas regiões em que as Cátedras estão inseridas.
 
A mesa de encerramento da III Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos contará com palestra de Dom Paulo Jackson e a entrega de medalhas para Dom Fernando Saburido e para o advogado Marcelo Santa Cruz, pelo legado humanístico em favor da dignidade humana. A partir das 19h, no auditório G II, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) homenageia o Arcebispo emérito e o militante de Direitos Humanos, respectivamente, com a medalha Dom Helder Camara e a medalha do Mérito de Direitos Humanos Advogada Mércia Albuquerque.
 
A III SEDHEC será realizada no Campus da Universidade Católica, na Rua do Príncipe, nº 526, no bairro da Boa Vista, em Recife. Estima-se a participação diária de aproximadamente mil pessoas, considerando os estudantes da Unicap e da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Médio Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, funcionários da instituição de ensino, parceiros da III Semana, autoridades, palestrantes e público externo.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL