Oportunidades

Ambev ambiciona impactar economicamente mais de 5 milhões de pessoas até 2032

O objetivo é gerar renda para brasileiros que estão fora do mercado de trabalho e em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Publicado em: 30/09/2024 15:30 | Atualizado em: 30/09/2024 15:06

Divulgação/Ambev (A iniciativa da Ambev já vem demonstrando resultado)
Divulgação/Ambev (A iniciativa da Ambev já vem demonstrando resultado)

 
Em 2024, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou uma redução de 4,2% no índice de pobreza no Brasil. Apesar disso, o número ainda atinge 27,4% da população brasileira. Pensando em combater a pobreza com o crescimento econômico e novas oportunidades, a Ambev oferece diversos projetos para apoiar os brasileiros com novas chances de trabalho, profissionalização e a criação de uma rede de conexões entre quem busca emprego e quem quer contratar. Até 2032, o objetivo da empresa é impactar diretamente e economicamente 5 milhões de pessoas. 
 
Criado em 2022, a frente de inclusão produtiva da companhia vem desenvolvendo programas que aumentam as possibilidades de emprego formal ou empreendedorismo entre os brasileiros. Ao total, são mais de 40 projetos em atuação voltadas para inclusão e apoio econômico nascidos a partir do Bora, a plataforma de inclusão produtiva da Ambev. 
 
Entre eles, o Bora Zé, lançado em 2023, com o objetivo de profissionalizar e oferecer trabalho para pessoas entregadoras do Zé Delivery e seus familiares. Através da iniciativa, são oferecidos cursos de curta duração, 2 mil bolsas de estudos para supletivo, treinamento mensal para processo coletivo e conexão de vagas de emprego das áreas de vendas, varejo e logística, tanto na empresa quanto em parceiros que fazem parte do projeto no ecossistema da marca. 
 
O projeto é executado com a colaboração da Generation Brasil, uma ONG que busca transformar o sistema de empregabilidade no país, e de empresas como Analytica Ensino. Com isso, os entregadores do Zé Delivery, aplicativo da Ambev para a entrega de bebidas, têm a chance de mudar suas vidas. 
 
A iniciativa já vem demonstrando resultado: de acordo com a Oppen Social, uma consultoria especializada em medição de impacto, quem participa dos programas possuem 33% a mais de chance de entrar no mercado de trabalho do que quem não participa. Nos últimos dois anos, a marca já impactou quase 600 mil pessoas e gerou mais de R milhões em renda indireta.

Lennon Suzano, entregador do Zé Delivery, foi um dos beneficiados com o programa de inclusão produtiva da Ambev. Para ele, o Bora Zé abriu outras portas e foi responsável por tirá-lo de um lugar de conforto que ele se encontrava há dez anos. “Meu sonho sempre foi ter estabilidade financeira e dar isso para minha filha. Então, quando recebi a mensagem no aplicativo do Zé Delivery sobre o programa, enquanto rodava como entregador, vi como uma oportunidade para mudar de vida”, comenta. A informação foi compartilhada em um grupo de entregadores de aplicativo da cidade, mas apenas Lennon se inscreveu e participou. “Antes eu não tinha tempo para nada, só para trabalhar. Hoje eu durmo melhor, recebo mais e posso sair para me divertir e aproveitar com a minha família”. 
 
Para fazer parte do Bora Zé, é necessário: trabalhar como entregador do Zé Delivery ou ter um familiar direto que trabalhe, morar em qualquer região do Brasil, ter mais de 18 anos, além do ensino médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. As inscrições estão abertas e disponíveis no site do programa: https://bora-ze.com/.

 
Em Pernambuco, um dos grandes destaques da atuação da Ambev é o programa “Bora Empreender com Comida”, que apoia principalmente mulheres negras da periferia, oferecendo cursos que combinam habilidades técnicas e socioemocionais para empreenderem. O treinamento é estruturado em três pilares essenciais: conhecimento, gestão financeira e networking, proporcionando uma base sólida para o sucesso dos empreendimentos locais e contribuindo para a inclusão econômica e social.

Tags: ambev | inclusão | produtiva | bora | |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL