Parada LGBTQIA%2b

Atrações, trânsito, ônibus e segurança: saiba tudo sobre a Parada da Diversidade

Evento acontece neste domingo (15) na orla de Boa Viagem, na zona sul do Recife

Publicado em: 15/09/2024 09:09 | Atualizado em: 15/09/2024 09:14

 (Foto: Hesiodo Goes/Arquivo DP Foto)
Foto: Hesiodo Goes/Arquivo DP Foto
A 23ª edição da Parada da Diversidade de Pernambuco acontece neste domingo (15), na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, a Parada da Diversidade é um evento emblemático para a causa no estado. 

Com o tema "Vidas LGBT+ Importam! Fundamentalismo, machismo e racismo: Dói, Machuca e Mata!”, o evento terá shows, mudança no trânsito, esquema especial de segurança e celebração à diversidade. No ano passado, o evento atraiu cerca de 500 mil pessoas, de acordo com números divulgados pela Polícia Militar. 

Programação

A concentração inicia às 8h no Parque Dona Lindu, com discursos, performances de drags e shows. O desfile dos trios elétricos começa às 13h. Confira:

8h – Abertura com DJ 
9h - Performances drags
10h– Show da banda Rabo da Gata
10h30 – Show da Banda Sensação
11h – Show de Ohana Brasil, Anderson Ferrer e Gal Menezes
11h10 – Show de Luca de Melo
11h20 – Show da Banda Divas
11h40 – Falas institucionais e homenagens
12h – Show da cantora Tayara Andreza
13h – Saída dos trios

ORDEM E ATRAÇÕES DOS TRIOS

1° – Trio Sintepe – Dj Molekada
2° - Trio Governo de Pernambuco – Banda Pinguim
3° – Trio do Brega – Banda Atrevida, Cheila do Pará, Nega do Babado, Rony Versales e Ki Loucura.  
4° – Trio Coletivo de Lésbicas – Jaína Elner, Lucas Melo e Nickan Andrade
5° – Trio Trans – Gal Menezes, Ohanna Brasil e Anderson Ferrer
6° – Trio da Boate Metrópole – Silvetty Montila e os Djs Ale, Victor Hugo, Polly Pocketty e Ary
7° – Trio Amor Seja Como Uma Flor – Dany Myler, Emilio Vega e Rodollpho Soares
8° – Trio Ser Coletivo – Banda Império, Meck Gibizinho, Luca Hanter e Mary Rosa
9° – Trio Gaymado – Marquinhos Balada

Transporte

Um esquema de transporte público foi organizado pela CTTU por conta da interdição da Avenida Boa Viagem, das 8h às 20h.

Veja as mudanças no itinerário dos ônibus:

Itinerário Normal: Av. Boa Viagem, Av. Barão de Souza Leão, Av. Conselheiro Aguiar.

Alteração de Itinerário: Av. Boa Viagem, Av. Armindo Moura, Rua Cosmorama (Arthur Bruno Shwambach), Av. Marechal Juarez Távora, Rua Capitão Zuzinha, Rua Dr. Vicente Gomes, Rua Setúbal, Av. Conselheiro Aguiar.

As linhas que serão afetadas são:

011 – PIEDADE/DERBY
030 – TI RIO DOCE/BARRA DE JANGADA
044 - MASSANGANA (BOA VISTA)
061 – PIEDADE
062 - JARDIM PIEDADE
069 - CONJUNTO CATAMARÃ
070 - CANDEIAS/SHOPPING RIOMAR
071 – CANDEIAS
910 – PIEDADE/TI RIO DOCE

Paradas que deixarão de ser atendidas:

Av. Boa Viagem: 010088, 010089, 010090, 010091, 010092, 010093 e 01004
Av. Barão de Souza Leão (Praça de Boa Viagem): 010095

Opções para os passageiros:

Av. Armindo Moura: 010255, lado oposto à Rua General Charles de Gaule, antes do cruzamento com a Av. Visconde de Jequitinhonha
Av. Conselheiro Aguiar: 010096, na Pracinha de Boa Viagem (este PED, enquanto durar a interdição / desvio, deixará de ser seletivo).

Segurança

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), o evento terá um reforço de  mais de 500 profissionais, que vão atuar durante todo o percurso do desfile, na orla e ruas próximas.

A operação especial das forças de segurança afirma, em nota, que “estará ativa antes da concentração, durante todo o percurso e após terminar a 23ª Parada, que será monitorada por drones, câmeras da Plataforma de Observação e também contará com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA)”.

"A exemplo de outros eventos em que a SDS se faz presente, nossas equipes das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, estarão realizando um trabalho de forma integrada do começo ao final do desfile, não apenas nas áreas de maior concentração de pessoas, como também nas proximidades, garantindo que tudo transcorra de maneira pacífica, com muito respeito e segurança", pontuou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.

A Polícia Civil vai disponibilizar uma Delegacia Móvel para atendimento ao público presente, contando também com apoio do plantão da Delegacia de Boa Viagem e reforço extra de policiais para atendimento às ocorrências.

O policiamento ostensivo, pelo 19º BPM, será feito com viaturas e em patrulhas a pé. 

A operação será em conjunto com a Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), o 1º Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), o Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE) e o Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp).

Além disso, haverá a presença da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta (CIPMoto), o Regimento de Polícia Montada (RPMON), a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e o efetivo do Quartel do Comando Geral (QCG).

Já o Corpo de Bombeiros atuará com salvamento aquático, prevenção a incêndio e atendimento pré-hospitalar. Serão ativados um total de 16 Postos de Guarda-Vidas. Dois bombeiros militares, por sua vez, estarão fazendo rondas constantes nas imediações com uma moto de salvamento aquático. 

As equipes também terão à disposição uma viatura de busca e salvamento leve, enquanto um veículo Auto Bomba Tanque estará disponível para prevenção a incêndio. 

Em caso de necessidade de atendimento pré-hospitalar, serão utilizadas viaturas de auto-resgate e motorresgate, além de um apoio operacional de resgate veicular.




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL