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Automação e inteligência artificial trazem novas soluções para o mercado de atendimento digital

A integração de diversos canais em um único sistema ajuda as empresas a otimizarem o gerenciamento do relacionamento com os clientes

Publicado em: 10/09/2024 06:05

 (Divulgação Campus Party Brasil/Flickr)
Divulgação Campus Party Brasil/Flickr
Com o frequente crescimento de usuários e empresas que buscam o atendimento no meio digital, as estratégias de automação e Inteligência Artificial (IA) chegam para ampliar, otimizar e agilizar os serviços. As tecnologias se unem ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), trazendo ferramentas que ajudam as empresas a reduzir custos operacionais e organizar as práticas de gerenciamento das informações.

Dentro desse cenário, a Ligo oferece serviços voltados para as empresas, permitindo que elas possam reinventar o relacionamento com seus clientes no ambiente digital. Criada há mais de dez anos em São Paulo, a empresa oferece, através da sua plataforma, recursos de texto, voz e modelos avançados de IA, que contribuem para a melhor usabilidade dos gestores do atendimento. 

O Diretor Institucional e de Parcerias da Ligo, Marcelo Caldeira, explica como funcionam os serviços que englobam o sistema. “Toda a parte de troca de mensagens através do WhatsApp, robô de voz e de Inteligência Artificial (IA) a gente consegue oferecer através de uma solução que nós chamamos de omnichannel. Com isso, a empresa consegue ajudar na experiência do cliente, onde ele escolhe o canal que deseja ser atendido, seja pelo telefone, WhatsApp, SMS ou LinkedIn. Em qualquer canal a gente consegue conectar e atender esse cliente”, destaca Caldeira. 

Ainda de acordo com Marcelo, a Ligo tem como alvo as empresas que precisam organizar o processo de gestão e governança no relacionamento com o cliente. “Quando uma empresa nos procura, ela está com alguma dificuldade na qual ela precisa gerenciar os canais de atendimento ao clientes e com o processo muito disperso. Nesse caso, a Ligo entra para ajudar a operacionalizar”, afirma.  

A plataforma da Ligo oferece uma interface intuitiva que contribui para uma melhor usabilidade dos gestores e operadores de atendimento. Com ela, a empresa também consegue ter acesso ao histórico de todas as mensagens enviadas pelos clientes. Além disso, a Ligo também possui recursos de acessibilidade digital que podem tornar o atendimento mais inclusivo. 
 

Centralizadores

Neste grupo, ocorre a centralização dos atendimentos e administração das campanhas comerciais. O sistema oferece o módulo “Omni”, onde é possível unificar o atendimento e gerenciar os clientes com os recursos de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) e Mídias Sociais.

O sistema também agrega o recurso de planejamento, solução para o gerenciamento da escala de produtividade das empresas. Outra ferramenta é o Analytics, que permite a análise, identificação, transcrição e armazenamento das informações extraídas das interações.

Acionadores  

Com a função de acionar o cliente, algumas ferramentas estimulam o contato e levam a alguma ação. No módulo “Journeys” é possível criar uma jornada de atendimento, utilizando e-mail, HSM, SMS etc, em uma mesma régua de comunicação. Já a ferramenta “Dialer” realiza a discagem telefônica de forma automática e inteligente, aumentando a produtividade dos agentes.

Automatizadores 

São ferramentas para automatizar os processos de atendimento. Entre eles está o módulo “Bots”, que permite a criação de mensagens de texto e voz automáticas, de forma rápida e intuitiva, por meio de Inteligência Artificial. Já o “IRV" oferece o serviço de Unidade de Resposta Audível (URA) que possui manutenção facilitada, baixo custo de  desenvolvimento e IA Generativa.

Mais detalhes sobre os serviços oferecidos pela Ligo podem ser encontrados no site ou por meio do WhatsApp: (11) 99109-3579.

Participação na Campus Party Nordeste (2024)

A empresa participou recentemente da edição de 2024 da Campus Party Nordeste, que aconteceu entre os dias 04 e 08 de setembro, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O evento reuniu mais de 65 mil visitantes durante os cinco dias para acompanhar palestras e workshops, além de atividades imersivas sobre o universo da tecnologia.

Marcelo Caldeira conta que a sua participação no evento trouxe conhecimentos relevantes na busca de novas tendências no universo da tecnologia.“Nós conseguimos entender os movimentos, o que tem de novidade no mercado tecnologia e dentro desse polo de automação que foi apresentado pela Campus Party”, finaliza.
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