GENTILEZA GERA GENTILEZA

Campanha ''Gentileza nunca é demais'' é levada ao TI Macaxeira nesta quarta (11)

Projeto é do Consórcio de Transporte Metropolitano

Publicado em: 11/09/2024 12:43

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Na manhã desta quarta (11), o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) realizou a campanha ''Gentileza nunca é demais'' ao Terminal Integrado Macaxeira, na Zona Norte do Recife.

As ações do projeto no local funcionaram com panfletagem e proferimento de minipalestras por parte dos técnicos de educação e fiscalização do CTM, alertando sobre a importância dos usuários do transporte público em terem empatia ao próximo e o cumprimento dos direitos e deveres dos passageiros. 

Técnicos de vistoria do Consórcio também participaram da ação analisando os itens de acessibilidade, como a Plataforma Elevatória Veicular (PEV), assentos preferenciais, balaustre, cinto de segurança do cadeirante e a comunicação visual voltada para a acessibilidade. Os ônibus que não estavam de acordo com a legislação vigente foram autuados e determinados seu recolhimento. Toda a ação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social/Polícia Militar de Pernambuco.

"Ser gentil é algo que nunca perde o valor, a importância da cortesia, da consideração e do respeito nas relações interpessoais. A gentileza vai além de simples gestos de educação, respeito aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência, às filas e aos motoristas, respectivos pontos de parada, entradas dos terminais e preservação do patrimônio público, além de alertar aos pais e jovens sobre os perigos de acessar o terminal pelo portão exclusivo para ônibus, esse é o nosso objetivo", destaca Matheus Freitas, Diretor-Presidente do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM.

Kathia Sena, gerente de fiscalização, ressaltou que a gentileza nos ônibus, como em qualquer espaço público, é essencial para promover um ambiente mais agradável e seguro para todos. 

"Temos que entender que pequenos gestos fazem a diferença, como ceder o assento, respeitar o espaço alheio, ajudar quem precisa, ser educado com o motorista e passageiros. Esses atos simples de gentileza contribuem para um ambiente mais harmonioso", disse.

Atendimento

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

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