ASTRONOMIA

''Cometa do Século'' poderá ser visto no céu nesta sexta-feira (27)

O cometa pode ser visto a cada 80 mil anos

Publicado em: 27/09/2024 20:08

Este astro foi descoberto em janeiro de 2023 por dois observatórios independentes, um na China (Observatório de Tsuchinshan) e outro no Havaí (pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System da NASA e da Universidade do Havaí) (Foto: Dan Barttlet/Divulgação)
O "Cometa do Século" vai atingir seu ponto mais próximo do Sol nest sexta-feira (27) e poderá ser avistado no céu brasileiro nos próximos dias. O cometa é oficialmente chamado de C/2023 A3 e é um dos mais brilhantes do século 21.

Este astro foi descoberto em janeiro de 2023 por dois observatórios independentes, um na China (Observatório de Tsuchinshan) e outro no Havaí (pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System da NASA e da Universidade do Havaí).

Ele é composto por  pedaços de gelo combinados a metano, amônia e outros detritos espaciais em torno de seu núcleo rochoso. Apesar do nome imponente, este é um cometa considerado pequeno, com um núcleo de aproximadamente 2km de diâmetro.

De acordo com astrônomos, esta é uma oportunidade única de avistar o astro, uma vez que ele aparece a cada 80 mil anos. Somente em outubro o cometa vai atingir seu brilho máximo, com magnitude que pode chegar entre -2,0 e -3,0 (quanto menor o número, mais intenso é o brilho).

O cometa continuará visível até a próxima quarta-feira (2), mas ficará cada vez mais difícil de vê-lo no céu. Até o dia 7 de outubro, será possível ver o astro nas primeiras horas da manhã, no leste, pouco antes do nascer do sol.

Entre os dias 7 e 11 de outubro, o cometa ficará muito próximo do Sol no céu, o que dificulta a visualização. Depois do dia 12, ele começa a se afastar e poderá ser visto logo após o pôr do sol, no oeste, perto do horizonte.

Aplicativos de observação do céu podem ajudar a localizar o cometa, como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight.

Tags: céu | sexta | cometa |