PROTEÇÃO ANIMAL

Como proteger animais em desastres: Defesa Civil do Estado promove live para informar tutores

Ação acontece nesta sexta-feira (20), às 10h

Publicado em: 20/09/2024 09:28

 (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo
Em momentos de desastres, é importante seguir medidas e orientações para garantir que o máximo de vidas possível sejam salvas. Diante disso, especialmente os seres mais vulneráveis também carecem de atenção, como animais de estimação, de fazenda e silvestres. Eles podem ser gravemente afetados nessas situações por desinformação de tutores de como proceder para protegê-los.

Visando melhor informar a população que vive em locais de risco a respeito de como salvar os bichinhos, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sepdec), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Grupo de Resgate a Animais em Desastre (GRAD), realiza uma live às 10h, nesta sexta-feira (20), com tema  “Desastres e cuidados com os animais”.

A divulgação sobre a preparação para os cuidados com os animais em situações de desastres é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar desses seres vulneráveis. Em função disso, a Escola da Defesa Civil do Estado (EDC) aborda o assunto. O assunto será tratado tanto para as fases de preparação e resposta a desastres, uma vez que os animais também precisam de todo o suporte necessário.

“É importante divulgar informações sobre como se preparar para desastres, incluindo os cuidados com os animais, que também são vulneráveis nessas situações. Muitas famílias têm animais de estimação, e não podemos deixá-los desamparados em momentos de emergência. A população precisa saber da importância de ter um plano de evacuação que inclua os animais, montar um kit de emergência para eles e conhecer abrigos temporários que aceitam pets. Isso ajuda a reduzir riscos e sofrimento. Incluir os animais nas estratégias de resposta a desastres também mostra nosso compromisso com a proteção de todas as formas de vida”, afirmou a coordenadora da EDC, major BM Agilana Inojosa.

Segundo a médica veterinária e voluntária da GRAD no Estado, Dra. Jaqueline Souza, a ONG orienta a população quanto à importância dos bichos estarem vermifugados e vacinados, uma vez que na resposta a um desastre os mesmo precisarão interagir nos abrigos com outros animais e pessoas.

“É importante, por exemplo, para quem tem gato de estimação, ter em casa uma caixa segura e apropriada para colocar ele na hora da evacuação, uma vez que ele pode fugir ou se assustar e causar ainda mais transtorno, podendo causar inclusive o óbito dele mesmo”, explicou.

A ação preventiva faz parte da programação das capacitações oferecidas pela EDC, que têm o objetivo de orientar tanto a população, como os agentes de Proteção e Defesa Civil municipais, visando sempre à segurança de todos os cidadãos do Estado em caso de desastres. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL