Feriado

Saiba quais cuidados devem ser tomados nas praias durante o feriado de 7 de setembro

Tomar banho de mar na maré baixa, próximo aos arrecifes, respeitando as sinalizações, como também ficar atento a criançada, são orientações simples para garantir o lazer e evitar acidentes

Publicado em: 06/09/2024 20:55

Os órgãos recomendam que os banhistas fiquem atentos às sinalizações das praias, às condições do mar, dos ventos, dos horários mais adequados para tomar banho e às instruções dos salva-vidas (Foto: Divulgação/CBMPE)
Os órgãos recomendam que os banhistas fiquem atentos às sinalizações das praias, às condições do mar, dos ventos, dos horários mais adequados para tomar banho e às instruções dos salva-vidas (Foto: Divulgação/CBMPE)
O feriado de 7 de setembro cai neste sábado e banhistas tendem a passar o dia nas praias do litoral pernambucano. Com isso, o número de incidentes envolvendo afogamentos e ataques de animais pode aumentar. Diante disso, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) orientam a população para evitar contratempos nesta data.

É recomendado que os banhistas fiquem atentos às sinalizações das praias, às condições do mar, dos ventos, dos horários mais adequados para tomar banho e às instruções dos salva-vidas.

Uma das principais orientações é que o banho de mar seja na maré baixa e próximo dos arrecifes, evitando afogamentos e incidentes com tubarões. Importante destacar que as bandeiras demarcam áreas de perigo e devem ser respeitadas. 

O CBMPE lembra, ainda, para evitar o consumo de álcool antes de entrar no mar e reforça o cuidado com as crianças, principalmente, com o aumento do número de banhistas.

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), o Feriado da Independência será marcado pela lua nova, fase em que as marés têm maiores amplitudes. 

Desde 1992, Pernambuco registrou 67 ataques com 26 mortes causadas por ataques de tubarões. Com isso, é importante estar atento aos melhores horários para banho.

Neste sábado (7), o horário menos arriscado para entrar na água do mar nos 33 km de atenção da Região Metropolitana do Recife, é ao meio-dia, nos trechos protegidos por arrecifes, desde que se formem as piscinas naturais. Os pontos de atenção estão entre a Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.

Também é desaconselhável o banho de mar nas seguintes condições:

  • Em áreas de mar aberto;
  • No amanhecer e no entardecer, quando os tubarões estão mais ativo;
  • Em foz dos rios, que é uma área de reprodução dos tubarões;
  • Em águas profundas;
  • Em águas turvas;
  • Se estiver sozinho;
  • Com sangramento;
  • Com objetos brilhantes.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL