Luto

Deputado estadual José Patriota morre no Recife

Parlamentar tratava câncer desde 2018. Velório será em Afogados da Ingazeira, no Sertão

Publicado em: 17/09/2024 07:12 | Atualizado em: 17/09/2024 16:28

 (Foto: Rafael Vieira/DP Foto )
Foto: Rafael Vieira/DP Foto

 
Morreu, na manhã desta terça-feira (17), o deputado estadual e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), de 63 anos.
 
Ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o socialista tratava um câncer no fígado desde 2018 e estava internado em um hospital no Recife.
 
Na semana passada, a família tinha comunicado que Patriota havia entrado em tratamento intensivo.

Velório

O corpo será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Boa Vista, Centro do Recife, até as 13h, e no Centro Desportivo Municipal de Afogados da Ingazeira, à noite. 
 
 
Trajetória 
 
Com uma trajetória de 40 anos de militância e gestão pública, Patriota ocupou diversos cargos. Ele nasceu em Tabira, mas fez sua carreira em Afogados da Ingazeira, cidade de 37 mil habitantes no Sertão do Pajeú. 
 
De origem humilde, foi moldado pelas dificuldades enfrentadas por sua família e, no início, trabalhou com agricultores na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetape). Essas experiências o levaram a entrar na luta pelos menos favorecidos e contribuir para o desenvolvimento das áreas rurais e urbanas do estado.
 
Patriota foi secretário de estado de Eduardo Campos, tendo exercido ainda a presidência do ProRural, ProMata e ProMetropole.
 
Em Afogados da Ingazeira, foi vereador, vice-prefeito e prefeito por dois mandatos. Em sua segunda eleição para o comando da cidade, alcançou 83% dos votos válidos.
 
Patriota também liderou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos consecutivos.
 
Em 2022, foi eleito deputado estadual com 43.586 votos.

Notas de pesar
 
Políticos e autoridades lamentaram o falecimento 
 
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco
 
Recebi com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos. Deixa um legado construído como prefeito de Afogados da Ingazeira, deputado e presidente da Amupe, em diversos mandatos. O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Toda a minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos neste momento de despedida. 
 
Priscila Krause, vice-governadora 
 
Hoje recebemos a triste  notícia do falecimento do deputado José Patriota. 
Patriota deixa um legado de dedicação e trabalho incansável pelo o nosso Sertão e Estado como prefeito, deputado e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Para este momento difícil, meus sentimentos a todos os familiares e amigos de Patriota. Que Deus e Nossa Senhora dê conforto a todos. 
 
João Campos, prefeito do Recife
 
Com o coração apertado, recebi a notícia da perda do meu amigo e colega de partido @josepatriotape. Homem firme, íntegro e humano, que marcou a sua vida por lutas ao lado do povo. À frente da Amupe, liderou e defendeu como ninguém o municipalismo, buscando equilíbrio e combatendo desigualdades.
Lembro de passagens memoráveis que o meu pai contava sobre Patriota, como integrante da sua equipe no Governo de PE, como prefeito de Afogados da Ingazeira e de histórias que viveu ao lado de Dr. Arraes.
Há pouco, tive a honra de condecorá-lo com a medalha da Ordem Mérito Capibaribe, a mais alta comenda da nossa cidade, por todas as suas contribuições na vida pública. Patriota será sempre exemplo de atitude e perseverança, que seguirá nos inspirando. Estou decretando Luto Oficial por três dias no Recife.
Em nome de sua esposa Madalena, deixo a minha solidariedade à sua família e amigos, pedindo para que Deus possa confortá-los nesse momento tão difícil.
 
Álvaro Porto, presidente da Alepe
 
É com imensa pesar que recebemos a notícia da morte do deputado e grande líder sertanejo José Patriota. Sua partida representa uma enorme perda para a Assembleia, para o Sertão do Pajeú, para Pernambuco e para a política. Patriota construiu uma trajetória brilhante, sendo vereador, vice-prefeito, prefeito, secretário de estado e, por seis vezes, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do sertão. E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele. Patriota sai de cena deixando um exemplo de trabalho, de  comprometimento com suas convicções e também de luta e resiliência. A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajeú! Que Deus nos conforte nesta hora de dor e saudade. 
 
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
 
Recebi com pesar a notícia de falecimento do amigo, deputado estadual e ex-prefeito José Patriota. Patriota foi um grande quadro da política de Pernambuco; referência nacional do movimento municipalista. Seu legado em prol do fortalecimento das administrações municipais vai ficar para sempre. Quero me solidarizar com a família, amigos e eleitores do deputado neste momento difícil. Patriota vai deixar saudade em todos nós! 
 
Marília Arraes (Solidariedade)
 
É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota. O querido Patriota foi um líder firme e gentil, que dedicou sua vida pública ao desenvolvimento do Sertão e dos municípios pernambucanos. Sua trajetória, marcada pelo compromisso com o povo, deixa um legado inspirador, seja como prefeito de Afogados da Ingazeira ou como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde exerceu um papel decisivo por anos. Sua partida é uma perda irreparável para Pernambuco. Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de dor. Que sua memória seja sempre lembrada pela força e amor ao serviço público. 

Fernando Dueire (MDB), senador
 
Hoje em Pernambuco o dia amanhece com forte sentimento de perda. José Patriota, um amigo fraterno, portador de valores humanos superlativos, de alma simples e grande saber, mudou de dimensão. Vai fazer falta a muita gente, em particular aos sertanejos do Pajeú que o tinham como maior referência. Meus sentimentos aos amigos e à toda sua família.
 
Augusto Coutinho (Republicanos), coordenador da bancada de Pernambuco no Congresso 
 
Recebi com muito pesar a notícia do falecimento do deputado estadual  José Patriota, que lutava contra contra um câncer há seis anos. Importante líder   municipalista, Patriota teve atuação decisiva na presidência da Amupe e também deixou relevante legado como prefeito de Afogados da Ingazeira e legislador na Casa de Joaquim Nabuco. Neste momento de luto e saudade, estendo meus sentimentos à família, aos amigos a todos que acompanharam sua relevante trajetória em nossa política.
 
Sileno Guedes, deputado estadual e presidente do PSB em Pernambuco
 
Pernambuco fica menor sem José Patriota, que partiu tão cedo, aos 63 anos. Aos familiares, externamos toda a nossa solidariedade e registramos também o nosso desejo de que, da saudade que fica e da tristeza que agora sentimos, tiremos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, que é onde as pessoas vivem e onde precisam que as políticas públicas cheguem cada vez mais fortalecidas, como ele tanto defendia. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL