INDEPENDÊNCIA

Desfile de 7 de Setembro reúne autoridades, militares e estudantes no Recife

Centenas de pernambucanos prestigiaram a solenidade, que hoje celebra 202 anos da Independência do Brasil, ocorrida em 1822

Publicado em: 07/09/2024 09:49 | Atualizado em: 07/09/2024 15:19

Em carro aberto, a governadora Raquel Lyra saudou a população e seguiu em revista a tropa (Foto: Rafael Vieira/DP)
Em carro aberto, a governadora Raquel Lyra saudou a população e seguiu em revista a tropa (Foto: Rafael Vieira/DP)
O tradicional desfile de 7 de Setembro no Recife reuniu autoridades, civis e militares na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul, na manhã deste sábado (7)

A celebração dos 202 anos da Independência do Brasil teve início com a chegada da governadora Raquel Lyra, que foi recepcionada pelos oficiais generais das Forças Armadas e pelo comandante militar do Nordeste, o general Maurílio Miranda Netto Ribeiro.

Em seguida, em carro aberto, a governadora saudou a população e seguiu em revista à tropa. A vice-governadora Priscila Krause também prestigiou o evento, em um palanque montado em frente à Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Em seu discurso, a governadora ressaltou a importância da data e destacou que ainda é preciso trabalhar para diminuir a desigualdade no país. 

“É importante dizer que Pernambuco, há 200 anos, na Confederação do Equador, declarou pela primeira vez independência, firmou uma constituição. A data de hoje nos faz dizer dos nossos valores de luta pela democracia, pela independência, por mais igualdade. Também nos faz lembrar o quanto a gente ainda está distante de libertar verdadeiramente o nosso povo. É claro que temos que celebrar todas as conquistas que tivemos, nas mais diversas áreas, mas a gente precisa trabalhar muito ainda para permitir que a fome não seja cenário no Brasil”, disse. 
 
O general Maurílio Miranda Netto Ribeiro expressou o orgulho das Forças Armadas em participar do desfile.
 
“A data é muito importante para os brasileiros porque é uma oportunidade da nação brasileira celebrar um país livre, independente. Um país que valoriza a democracia, a paz e a segurança do seu povo. As Forças Armadas se orgulham de poder participar desta festa cívica e de poder contribuir com o poder público para o planejamento e organização desse evento tão significativo”, disse.

A Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano, localizada no bairro de Santo Amaro, que conta atualmente com 709 alunos, abriu o desfile das escolas. A banda, fundada pelo diretor Antônio Souto Neto e pelo professor Jader de Alemão Cysneiros, tendo como patrono o maestro Waldenilson Cunha Costa, conta com 85 integrantes. Ao todo, cerca de 4 mil estudantes das redes pública e privada participaram da solenidade.
 
A servidora pública, Flávia Nascimento, (ao centro) trouxe a família para acompanhar o desfile do seu filho, estudante do Colégio Militar do Recife (Foto: Rafael Vieira/DP)
A servidora pública, Flávia Nascimento, (ao centro) trouxe a família para acompanhar o desfile do seu filho, estudante do Colégio Militar do Recife (Foto: Rafael Vieira/DP)
 

Para prestigiar o evento e acompanhar o seu filho, Levi Maciel, de 13 anos, estudante do Colégio Militar do Recife, a servidora pública, Flávia Nascimento, 44, trouxe os familiares pelo segundo ano consecutivo.
 
“A gente forma essa mini caravana, com primos, irmãos, tios e avó para prestigiá-lo e também comemorar o 7 de Setembro. É um evento que vai sempre desenvolver uma memória afetiva naqueles que participam”, disse. O grupo todo estava fardado com uma camisa padronizada pelas mães dos alunos da escola. 

Logo em seguida desfilaram mais de 700 participantes de associações e cerca de 3.000 militares, divididos entre as Forças Armadas e as Forças Militares Estaduais.
 
 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP
 

O Exército desfilou com um efetivo de mais de 1.000 militares, entre as diversas Organizações do Comando Militar do Nordeste do Estado de Pernambuco. A Marinha do Brasil foi representada por cerca de 300 militares e a Força Aérea Brasileira com um efetivo aproximado de 400 militares.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL