Tragédia no Morro

Estado inicia o projeto de reconstrução do Santuário do Morro da Conceição

Nesta quinta (12), governo recebeu da Diocese do Recife área do santuário de Nossa Senhora da Conceição liberada de entulhos

Publicado em: 12/09/2024 14:24 | Atualizado em: 12/09/2024 20:21

Área do Santuário foi entregue sem entulhos, nesta quinta (12_ (Foto: Governo do Estado)
Área do Santuário foi entregue sem entulhos, nesta quinta (12_ (Foto: Governo do Estado)
O governo do Estado recebeu da Arquidiocese de Olinda e Recife, nesta quinta-feira (12), a área do santuário de Nossa Senhora da Conceição liberada de entulhos. Os materiais foram retirados pela Prefeitura do Recife em uma operação que durou menos de 15 dias.

O fato aconteceu duas semanas após o desabamento do teto que matou duas pessoas e feriu mais de 20. 

Agora, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh), Secretaria de Projetos Estratégico (Sepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Defesa Civil iniciam a fase de projeto para a reconstrução do telhado da capela.

Os  esforços estarão concentrados na entrega à população a tempo hábil para a festa de Nossa Senhora, que tem ponto alto no dia 8 de dezembro. 

O governo do Estado será o responsável pelo financiamento do projeto arquitetônico de reconstrução do teto do santuário. 

Para isso, vai firmar um termo de fomento com a Diocese, que receberá os recursos do Estado para contratar a empresa responsável pela obra.

Nesta quinta, a Defesa Civil do Estado realizou o isolamento da área da nave da igreja e liberou o acesso à Santa, Velário e capela lateral. 

Os técnicos da Seduh, Sepe e Fundarpe já começaram a trabalhar no projeto do teto, recalculando a estrutura para recolocação das placas solares, dentro dos parâmetros de construção de uma edificação religiosa. 

O termo de fomento será assinado assim que for indicado o valor necessário para execução dos serviços.

"Os nossos engenheiros também vão apoiar a Diocese durante todo o processo, com a fiscalização dos trabalhos", informa o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena. 

Neste processo, cabe ao Estado fazer a transferência dos recursos para a reconstrução do templo, realizar a coordenação do processo com a produção do projeto de orçamento e obra, além de apoio técnico e fiscalização dos trabalhos. 

"O governo do Estado tem toda a expertise nesse tipo de obra de engenharia. Vamos colocar o nosso corpo técnico à disposição da Diocese para fiscalizar a obra de forma que ela seja entregue dentro do menor prazo possível", assegurou Sena. 

A Defesa Civil do Recife foi a responsável pela remoção dos entulhos após o acidente do dia 30 de agosto. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL