Na mira de Flavio Dino

CGU cobra esclarecimentos dos entes que mais receberam transferências via emendas Pix. O estado e mais nove municípios de Pernambuco estão na lista

Publicado em: 21/09/2024 10:11

 (STF/Divulgação)
STF/Divulgação
Bom Jardim, Brejinho, Custódia, Estado de Pernambuco, Flores, Iati, Paudalho, Recife, São Caitano e Serra Talhada. Sabe o que estes municípios e o estado têm em comum? Estão na lista dos 200 entes federativos na mira da Controladoria Geral da União (CGU) e do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STF) Flávio Dino. O motivo? Todos foram beneficiados pelas emendas parlamentares na modalidade “transferência especial”, as polêmicas Emendas Pix, que terminaram envolvendo os três poderes federais: Executivo, Legislativo e Judiciário.
 
Atendendo a pedido do ministro Flávio Dino, na última quinta-feira (19), a CGU cobrou mais detalhes sobre a aplicação dos recursos transferidos via Emendas Pix. Esses 200 entes,  dos quais dez são pernambucanos, foram os que mais receberam transferências nesta modalidade de emenda entre 2020 e 2024. O período corresponde exatamente ao mandato dos atuais prefeitos, dos quais muitos tentam a reeleição.
 
Todos têm até a próxima sexta-feira (27), reta final e decisiva da campanha eleitoral, para enviar eletrônicamente os detalhes sobre o uso desses recursos. Vale aqui destacar que esse dinheiro, embora possa ser usado para pagar despesas de custeio, não pode ser utilizado para pagar folha salarial nem encargos sociais.

Ao todo, nos últimos quatro anos, R$ 21,2 bilhões saíram dos cofres da União para estados e municípios, boa parte dos quais em sigilo. De acordo com levantamento da ONG Transparência Brasil, dos R$ 8,2 bilhões transferidos via Emendas Pix, 70% não tinham qualquer informação sobre destinatário, área ou finalidade.
 
Cade e a promoção da competitividade nos negócios
Na próxima quinta-feira (26), o presidente do Cade e mebro da Diretoria Executiva da OCDE, Alexandre Cordeiro, estará no Recife para debater o papel do Cade na promoção de um ambiente de negócios competitivo. O evento, organizado pelas advogadas Fernanda Braga e Gisele Martorelli, contará ainda com a presença do seceretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Guilherme Cavalcanti, e do presidente de Suape, Márcio Guiot.
 
Kroma avança no ranking
A Kroma Energia, comandada pelo empresário Rodrigo Mello, é a 13ª maior empresa do estado no ranking Valor 1000, que reconhece as maiores empresas do país. Entre 2022 e 2023, a empresa avançou 26 posições e se consolida como importante player no setor elétrico. 
 
Investimento antecipado
A Vertrau Cozinhas Profissionais, líder do setor no Norte e Nordeste, antecipa a abertura de seu showroom ao Recife durante a Hotel & Food Nordeste 2024, que acontece de 2 a 4 de outubro. Em novembro a empresa inaugura seu showroom, com área de 109 m². 
 
Fórum IA Amcham-Permanbuco: Do Hype ao Real
O uso da Inteligência Artificial nas empresas e no mundo dos negócios veio pra ficar, o que fica evidente com o aumento dos investimentos das empresas nessa tecnologia. Esse será o tema do Fórum de Inteligência Artificial  promovido pela Amcham/PE, na próxima terça (24), no Pernambuco Centro de Convenções. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL