PARALISAÇÃO

Paralisação do metrô aos domingos, por tempo indeterminado começa hoje

Com essa mudança, os usuários do metrô precisarão buscar alternativas de locomoção aos domingos

Publicado em: 01/09/2024 10:29

O metrô é responsável por atender cerca de 48 mil passageiros aos domingos e 400 mil passageiros diariamente (Foto: Sandy James/DP foto)
O metrô é responsável por atender cerca de 48 mil passageiros aos domingos e 400 mil passageiros diariamente (Foto: Sandy James/DP foto)
A decisão foi confirmada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e causou preocupações entre os usuários do transporte público da capital pernambucana e cidades vizinhas, como Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe.

A paralisação foi necessária por conta de obras de manutenção corretiva da via e todos os demais sistemas das linhas eletrificadas. 

Segundo a CBTU, a suspensão das operações aos domingos se deve à necessidade de manutenção dos trens e da malha ferroviária, além da baixa demanda de passageiros neste dia.

A companhia brasileira de trens urbanos se manifestou através  de nota oficial informando as causas da paralisação dos serviços.

“A CBTU informou que a paralisação aos domingos se faz necessária devido à complexidade do serviço, pois a janela noturna de manutenção (das 00h às 4h) é muito curta para que a manutenção seja realizada em sua totalidade”, disse a  nota.

Problemas

O metrô sofreu três paralisações em pouco mais de uma semana entre junho e julho por avarias nos cabos elétricos, que precisam ser remendados em uma manutenção que leva horas. Neste ano, foram cinco paralisações registradas nos meses de março, abril e junho. 

Segundo o projeto da CBTU, é necessário o investimento de R$ 1,7 bilhão por parte do Governo Federal para restabelecer uma operação mais estável do sistema. Em julho, o Governo Federal anunciou um investimento de R$ 136 milhões através do PAC.

Com essa mudança, os usuários do metrô, que representa um dos principais meios de transporte público da Região Metropolitana do Recife, precisarão buscar alternativas de locomoção aos domingos.

O metrô é responsável por atender cerca de 48 mil passageiros aos domingos e 400 mil passageiros diariamente.

A paralisação pode gerar impactos, especialmente para trabalhadores que dependem do transporte público para acessar o centro da cidade e áreas adjacentes.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL