Sistema prisional

Pernambuco visita presídio no Maranhão para trazer políticas penitenciárias

A SEAP/PE está avançando na requalificação dos estabelecimentos penais, com ênfase em promover ainda mais o trabalho e o estudo no ambiente prisional. A visita é uma forma de conhecer as experiências exitosas do Maranhão

Publicado em: 11/09/2024 17:25

De acordo com a SEAP/PE, estão sendo feitas requalificações dos estabelecimentos penais, com ênfase em promover ainda mais o trabalho e o estudo no ambiente prisional (Foto: ASSCOM SEAP/MA)
De acordo com a SEAP/PE, estão sendo feitas requalificações dos estabelecimentos penais, com ênfase em promover ainda mais o trabalho e o estudo no ambiente prisional (Foto: ASSCOM SEAP/MA)
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE) realizou uma visita técnica ao sistema penitenciário do Estado do Maranhão entre esta segunda-feira (9) e quarta-feira (11). O objetivo da ação é  conhecer as políticas penitenciárias exitosas, reconhecidas como referências no país, e promover o compartilhamento de experiências entre os dois estados do Nordeste.   

O secretário da SEAP/PE, Paulo Paes, e o secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade de Oliveira, participaram da visita. Nesta quarta, foi feita uma visita à Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM).

O presídio desenvolve o Projeto Digitalização, voltado à digitalização de processos públicos das secretarias e órgãos estaduais, Malharia, onde confecciona fardamentos escolares, equipagens esportivas e a Padaria, responsável pela produção de panetones e ovos de páscoa. 

No turno da tarde, a comitiva seguiu para o Complexo Penitenciário São Luís, onde está a fábrica de blocos e serralheria. A programação da segunda e terça-feira contaram com reuniões na sede da SEAP maranhense e na Central de Regulação de Vagas (CRV), bem como houve uma visita à Central Integrada de Alternativas Penais e Inclusão Social (Ciapis), de São Luís. 

De acordo com a SEAP/PE, estão sendo feitas requalificações dos estabelecimentos penais, com ênfase em promover ainda mais o trabalho e o estudo no ambiente prisional. 

“Essa visita nos proporcionou valiosas referências para fortalecer nossas iniciativas e também compartilhar nossas experiências exitosas com o Maranhão. Juntos estamos transformando o sistema prisional em um espaço de oportunidades e reabilitação”. Para o subsecretário da SEAP/MA, Fredson Pinheiro Maciel, “é extremamente importante, gratificante para o sistema penitenciário do Maranhão poder compartilhar essas experiências exitosas realizadas em nosso sistema penitenciário e poder ajudar outros estados”, disse o  secretário Paulo Paes.

Participaram das comitivas, além dos titulares das pastas, Paulo Paes (PE) e Murilo Andrade de Oliveira (MA), a chefe de Gabinete, Renata Borba; a superintendente de Planejamento, Rebeca Benevides; e o gerente-geral de Ressocialização, Augusto Sales. Também estão duas representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Cíntia Notaro e Nathalia Camelo. 

A SEAP/MA esteve representada pelo subsecretário Fredson Pinheiro Maciel; o secretário-adjunto de Manutenção e Engenharia Penitenciária, Rafael Velasco; a Gestora de Modernização e Articulação Institucional, Mônica Barros; o secretário-adjunto de Modernização e Articulação Institucional, Bruno Teixeira; e o diretor da Polícia Penal, João Rodrigues. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL