SETEMBRO DOURADO

Projeto oferece capacitação para 588 profissionais de saúde pernambucanos sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Ação visa capacitar profissionais a fim de agilizar o diagnóstico de crianças e adolescentes com suspeita de câncer

Publicado em: 17/09/2024 10:12

 (Foto: Arquivo/DP)
Foto: Arquivo/DP
Na próxima segunda-feira (23), será lançado o “Curso de formação para diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil em Pernambuco: da suspeição ao centro de referência”. A iniciativa visa capacitar profissionais da saúde para assim agilizar o diagnóstico de crianças e adolescentes com suspeita de câncer, possibilitando o encaminhamento mais rápido ao tratamento adequado e aumentando as chances de cura. O evento de lançamento acontecerá às 14h30 no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo. 

A Estratégia de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco, da qual o curso é parte, se baseia em três eixos: capacitação dos profissionais de saúde para suspeição dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil; organização de um fluxo ágil de encaminhamento dos casos para os centros de referência para tratamento; monitoramento dos casos encaminhados.

No primeiro momento, o curso se volta para profissionais da Atenção Básica de Saúde e das Unidades de Pronto Atendimento da GERES 1- Gerência Regional de Saúde, que abrange a Região Metropolitana de Recife, sendo, posteriormente estendido às outras regiões do estado. 

“O projeto tem quatro anos de duração e o desafio que se apresenta para o ano de 2024 é de mobilizar 588 profissionais de saúde com vistas a capacitá-los para a suspeição do câncer infantojuvenil, além disso, é imprescindível que possamos instituir um fluxo ágil para o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes”, explica Andressa Alves, analista de saúde do Desiderata em Pernambuco.
 
A Estratégia de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco é articulada pelo Instituto Desiderata e parceiros com o objetivo de aprimorar o fluxo de atendimento, de maneira alinhada ao artigo 3º da Política Estadual de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente com Câncer em Pernambuco.
 
No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados, para o triênio 2023-2025, 7930 novos casos de câncer infantojuvenil por ano (INCA, 2022). Embora seja considerado uma doença rara, o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos. Estima-se que no estado de Pernambuco, 410 crianças e adolescentes por ano vão desenvolver câncer.

“Acreditamos no fortalecimento da rede de cuidado em oncologia pediátrica como um caminho possível para reverter o cenário de diagnóstico tardio, mortes evitáveis, assim como para a redução das iniquidades em saúde infantojuvenil. Por isso temos a certeza de que estamos construindo um caminho exitoso e pioneiro na história de Pernambuco, em direção ao fortalecimento da rede de cuidado infantojuvenil para os próximos anos”, afirma Carol Motta, gerente da área de Oncologia Infantojuvenil do Instituto Desiderata.

Participarão do lançamento do curso profissionais de saúde, representantes de organizações da sociedade civil e gestores públicos. A mesa de abertura do evento contará com representações da Organização Pan-Americana de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e da Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra. 

Comitê Estratégico

Por meio da portaria SES/PE nº 731, foi instituído o Comitê Estratégico para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco, que tem a atribuição de auxiliar o Estado de Pernambuco nas definições do fluxo de encaminhamento de crianças e adolescentes para o diagnóstico e tratamento do câncer, além de desenvolver propostas de ação que possam fortalecer a estratégia. 

O comitê é composto pelo Instituto Desiderata, por 04 Hospitais de Referência em Oncologia Pediátrica do Estado de Pernambuco, 01 Hospital de Referência Infantil Norte Americano, 03 Organizações da Sociedade Civil, 03 Gestões Governamentais de Saúde Pública (municipal, estadual e federal) e 02 Agências de Saúde Pública. Ao todo, 14 Instituições foram oficialmente instituídas em Diário Oficial do Estado. O Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde e o St. Jude Children’s Research Hospital também destacam-se como partes integrantes do Comitê Estratégico de Pernambuco.
 
Setembro Dourado
 
O Setembro Dourado é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer infantojuvenil que acontece durante todo o mês de setembro. O objetivo é alertar a população para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, que podem aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL