PRIMAVERA

Saiba como fica o clima na primavera no estado

Veja a previsão do clima para a primavera em Pernambuco

Publicado em: 16/09/2024 05:00 | Atualizado em: 13/09/2024 14:39

Expectativa é que, durante a primavera, a temperatura aumente em até 2º em todo estado.  (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Expectativa é que, durante a primavera, a temperatura aumente em até 2º em todo estado. (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)

 

Com a chegada da primavera se aproximando, o tempo deve começar a esquentar em Pernambuco. 

 

A primavera chega em 22 de setembro com o fenômeno conhecido como 'Equinócio', que acontece quando o sol cruza a Linha do Equador e a inclinação dele começa a ficar voltada para o hemisfério sul. Assim, aumenta a radiação solar e os dias ficam maiores do que as noites nas áreas localizadas ao sul do Equador.

 

Cidades do Sertão e Sertão do São Francisco já sentem impactos com casos de queda da umidade relativa do ar. Na última semana, o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para umidades baixas nessas áreas com variações entre 20% e 30%.  

 

A Meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Aparecida Fernandes, explicou ao Diario de Pernambuco que este é um período de baixa umidade no Sertão. 

 

“Praticamente todos os dias a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% no Sertão. Então, a APAC alerta para quando essa porcentagem fica abaixo dos 20%, porque aí já é uma situação mais crítica”, afirmou Aparecida. 

 

Além disso, ela conta que a previsão é de que as temperaturas fiquem acima da média na região.  

 

No estado, Aparecida espera que a temperatura aumente em até 2° graus nos próximos meses durante esse período de transição da primavera antes da chegada do verão, que começa em 22 de dezembro.

 

“O que a gente tem visto é que as temperaturas estão aumentando com o aquecimento Global. Pernambuco não escapa desse aquecimento. A cada ano que passa tem um local ou outro que bate um recorde de temperaturas. Então isso assim a gente espera que vai esquentar porque esse é o processo de aquecimento global”, declarou. 

 

Queimadas em áreas do centro-oeste do Brasil

 

A meteorologista explicou, também, sobre o motivo da fumaças gerada pelas queimadas que acontecem nas regiões do Centro-oeste e Sudeste do Brasil não chegarem a Pernambuco. 

 

“Isso acontece devido ao movimento dos ventos. Então o deslocamento do vento que tanto pode trazer a umidade da Amazônia que provoca as chuvas intensas na região Sul e Sudeste, como leva também a fumaça. Como o vento aqui em Pernambuco predominante é de leste, ele traz o ar que vem do Oceano, então a gente não tem esse prejuízo da fumaça que vem da Amazônia. Então ele traz um ar mais limpo”, detalha.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL