ÁSIA

Supertufão Yagi obriga evacuação de mais de 400 mil pessoas na China

O Yagi se tornou um supertufão de nível 17, com ventos de até 245 quilômetros por hora

Publicado em: 06/09/2024 11:13 | Atualizado em: 07/09/2024 07:45

Residente local carrega comida e sua bagagem para um abrigo temporário em uma escola primária antes da esperada chegada do Supertufão Yagi (Foto: STR / CNS / AFP)
Residente local carrega comida e sua bagagem para um abrigo temporário em uma escola primária antes da esperada chegada do Supertufão Yagi (Foto: STR / CNS / AFP)
A China retirou mais de 400 mil pessoas da província de Hainan devido à chegada do supertufão Yagi, que, de acordo com o serviço de meteorologia local, deve provocar fortes ventos e chuvas intensas nas regiões do sul do país hoje à tarde. 
 
O Yagi se tornou um supertufão de nível 17, com ventos de até 245 quilômetros por hora. Segundo a previsão meteorológica, ele se dirige para Hainan e também deve atingir a cidade de Wenchang, O tufão, com ventos fortes e precipitação, provocará uma tempestade que poderá causar "danos devastadores", aponta a agência de notícias estatal Xinhua.
 
A previsão é que Yagi se mova ainda para norte, em direção à capital da ilha, Haikou, antes de ir para o Golfo de Beibu. Mas, o Centro Meteorológico Nacional da China (NMC) alertou que ainda afetará a província meridional do Cantão.
 
Os meteorologistas informaram que o nível da água do mar deve aumentar de 150 para 230 centímetros ao longo da costa norte de Hainan, entre hoje e sábado. As autoridades prevêem que Haikou será afetada por graves inundações devido a intensidade das fortes chuvas.
 
As atividades nas diversas atrações turísticas das regiões foram suspensas e implementadas medidas de controle de trânsito na província. As escolas e o comércio em Hang Seng, na cidade de Hong Kong, também foram fechados.
Tags: china | supertufão |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL