RELIGIÃO

Centro de Documentação Dom Helder Camara ganhará nova sede

As obras terão início na próxima terça-feira (8) e haverá uma missa para celebrar o momento

Publicado em: 04/10/2024 17:03 | Atualizado em: 04/10/2024 17:20

O acervo foi tombado pelo Governo de Pernambuco em 2022 como patrimônio do Estado (Foto: Reprodução/Arquidiocese de Olinda e Recife)
O acervo foi tombado pelo Governo de Pernambuco em 2022 como patrimônio do Estado (Foto: Reprodução/Arquidiocese de Olinda e Recife)
O Centro de Documentação Dom Helder Camara (CEDOHC) vai ganhar uma nova sede, que começará a ser construída a partir da próxima terça-feira (8). Antes de sofrer uma invasão em janeiro de 2020, o espaço funcionava na Rua Henrique Dias, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife.

Na época, criminosos invadiram e vandalizaram o local, que pertence ao Instituto Dom Helder Camara (IDHeC). Foram furtados quatro monitores, dois laptops, um data show, uma máquina de calcular elétrica, todas as fiações elétricas, telefônicas, além dos sensores de movimento e caixas de fios.

O complexo invadido é composto pela Igreja das Fronteiras, Casa-Museu, Exposição e Espaço Dom José Lamartine, na área central da capital pernambucana.

O Novo CEDOHC será construído devido a uma parceria entre instituições católicas europeias. No dia de início das obras haverá uma Missa em Ação de Graças e Bênção,  celebrada pelo padre Fábio Potiguar dos Santos, capelão das Fronteiras.

A missa será realizada na Igreja das Fronteiras, na Rua Henrique Dias, no bairro da Boa Vista.

O CEDOHC abriga cerca de 210 mil itens que contam a história do arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985. Entre os materiais estão páginas de documentos organizados como circulares, cartas, meditações, discursos, hemeroteca, além de livros publicados e multimídia. Também inúmeros prêmios, homenagens e condecorações por entidades nacionais e estrangeiras, registrando décadas de luta por direitos humanos.

O acervo foi tombado pelo Governo de Pernambuco em 2022 como patrimônio do Estado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL