Eleições

Drones e coronéis no comando: saiba como será a segurança em Paulista e Olinda no 2º turno das Eleições

A medida, segundo a pasta, surge para dar uma atenção 'diferenciada e maior' ao pleito municipal

Publicado em: 23/10/2024 13:39 | Atualizado em: 23/10/2024 15:04

 (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo
A Secretaria de Defesa Social anunciou, nesta quarta-feira (23), que foram designados dois coronéis para coordenarem as forças policiais em Olinda e Paulista, únicas cidades do Estado com segundo turno nas Eleições Municipais, neste próximo domingo (27). A medida, segundo a pasta, surge para dar uma atenção “diferenciada e maior” ao pleito municipal. 

“Esse segundo turno será relativamente simples quando comparado à envergadura que foi o primeiro, mas nem por isso deixa de nos preocupar. Temos a condição de dar uma atenção bem maior do que eu foi dado no primeiro turno, porque são apenas duas cidades e o foco vai ser muito mais preciso”, disse Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social, em coletiva.

Dominique de Castro, secretária executiva da pasta, explicou que a designação dos coronéis não pôde ser feita em todos os municípios no primeiro turno porque o Estado possui 50 militares no cargo, enquanto Pernambuco tem 184 cidades. 

“Então, como só ficaram dois municípios, deixamos nosso efetivo habitual com o operacional regular, a criminalidade, violência contra mulher, e esses dois coronéis cuidam do eleitoral. A gente conseguiu dividir a função das polícias nessa eleição de forma que continue o combate à criminalidade geral e haja também uma repressão mais específica aos crimes eleitorais”, contou. 

Para o dia da eleição, o chamado ‘Dia D’ pela pasta, 1.252 postos extras de trabalho, que serão voltados exclusivamente para a segurança eleitoral das cidades. Além disso, serão utilizados helicópteros e "todos os drones que estavam distribuídos pela Região Metropolitana e interior do Estado foram irão atuar nessas cidades”, afirmou Carvalho. 

O secretário declarou que, “além do policiamento por terra, seja com policiais apenas nos locais de votação, seja por rondas em viaturas, também teremos helicópteros do grupamento tático aéreo e eu posso dizer que dezenas de drones estarão sobrevoando sobre Paulista e Olinda em locais estratégicos”.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL