VOTAÇÃO

Eleições 2024: saiba de que horas começa a votação e quando sai o resultado

Eleitores devem ficar atentos ao horário de início e término da votação e sair de casa com antecedência

Publicado em: 06/10/2024 07:15 | Atualizado em: 06/10/2024 07:20

 A apuração dos votos terão início às 17h e a expectativa é que ainda nesta noite já sejam conhecidos os prefeitos e vereadores eleitos (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
A apuração dos votos terão início às 17h e a expectativa é que ainda nesta noite já sejam conhecidos os prefeitos e vereadores eleitos (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Mais de 7 milhões de eleitores pernambucanos irão às urnas neste domingo (6) para votar para cargos de prefeito e vereador nas Eleições 2024. Pernambuco tem o segundo maior colégio eleitoral do Nordeste e o sétimo do Brasil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os eleitores devem estar atentos aos horários de votação, documentos necessários e roupas neste domingo, a fim de garantir uma eleição tranquila e sem percalços. Os cidadãos poderão votar entre as 8h e 17h (horário de Brasília). A apuração dos votos terão início às 17h e a expectativa é que ainda nesta noite já sejam conhecidos os prefeitos e vereadores eleitos.
 
Alguns estados brasileiros terão a votação iniciada uma hora antes, às 7h, por conta do fuso horário, são eles: Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso, bem como boa parte do Amazonas. Alguns locais seguem o fuso do Acre e a votação começará às 6h. Já em Fernando de Noronha, a votação começa uma hora mais tarde, às 9h.
 
Diferente da eleição para prefeito, os vereadores são escolhidos por meio dos sistema proporcional, que leva em consideração também o número de votos em partidos e federações. Ele é utilizado nas eleições para câmaras municipais, assembleias legislativas e Câmara dos Deputados. 

A ideia é fortalecer os partidos políticos, que são um dos pilares da democracia representativa. Nela, diferentes pessoas com afinidades ideológicas se organizam em uma agremiação partidária para disputar eleições.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL