ENEM

Enem 2024: cartilha da redação está disponível; saiba como acessar

O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro

Publicado em: 03/10/2024 15:57

De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no exame para concorrer a vagas em instituições de ensino superior (Foto: Agência Brasil)
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no exame para concorrer a vagas em instituições de ensino superior (Foto: Agência Brasil)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no exame para concorrer a vagas em instituições de ensino superior.

Um dos principais desafios do Enem é a redação, que exige atenção e conhecimento. Para auxiliar os estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quarta-feira (2) o documento “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”.

O material pode ser acessado pelos candidatos no portal do Instituto e traz informações sobre a Matriz de Referência da prova, além de apresentar amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima no Enem 2023. A redação será aplicada no dia 3 de novembro, junto com a prova de Linguagem e suas Tecnologias.

Como é a redação do Enem

O Enem exige que o participante escreva um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

Este tipo de gênero textual tem como objetivo convencer o leitor de que o ponto de vista do autor sobre um tema é o correto. Para isso, o autor deve apresentar argumentos, fatos e opiniões de forma coerente e consistente.

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às competências que serão exigidas no texto. Entre as competências estão o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado.

Cada modalidade vale até 200 pontos e a soma deles vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a mil pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Entre os critérios que conferem nota zero, estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Enem

O Enem também serve para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e hoje é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Calendári do Enem 2024
Provas: 3 e 10 de novembro
Gabarito oficial: 20 de novembro
Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025
 
Cartilhas
 
Tags: cartilha | enem |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL