CULTURA URBANA

Espetáculos e conversas discutem relação do Recife com a água

Programação do Entre Ruas, promovido pelo Sesc Pernambuco, exalta as culturas periféricas no Recife com agenda aberta de espetáculos, oficinas, debates e intervenções artísticas

Publicado em: 08/10/2024 15:38

 (Foto: Guilherme Lost)
Foto: Guilherme Lost
O Sesc Pernambuco realiza a segunda edição do Festival Entre Ruas, que segue com uma programação gratuita de espetáculos, colóquios e intervenções urbanas. As atividades acontecem até novembro nos bairros de Santo Amaro, Casa Amarela e Parnamirim. Todas as informações estão disponíveis no site.

Nesta quinta-feira (10), às 19h, Gabi Holanda vai encenar o espetáculo “Sopro D’água no Sesc Casa Amarela, que questiona o papel da água na sociedade, desde as memórias ancestrais até o momento de urgência e colapso atual”. A entrada é gratuita, respeitando a capacidade dos espaços.

A sexta-feira (11) será dedicada à realização do primeiro Colóquio Entre Ruas: Confluências Urbanas, no Sesc Casa Amarela. Das 9h às 17h, quatro mesas de conversa vão discutir sobre “A construção das subjetividades no ambiente urbano”, “Entre rios, ruas e praças: formas de fazer”, “Aproximações e distanciamentos entre arte pública e arte urbana” e “Colaborações com o espaço público”.  Voltada para pesquisadores, artistas, articuladores e a sociedade civil interessada, a atividade terá a participação de educadores da Oficina Francisco Brennand; Lucas Izidorio, do Coletivo Massapê; Beatriz Meunier, da ARIES e Roberto Montezuma, do Recife Cidade Parque.

O Sesc vai inaugurar a programação de novembro do Festival Entre Ruas com uma festa no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife. No dia 3, das 13h às 18h, a tarde será marcada por um passeio poético pelo Rio Capibaribe, o espetáculo infantil “Só Para Rodar”, brinquedos infláveis e apresentações ao vivo do DJ Vibra e do Pagode do Didi.

Entre as atividades do festival, o Sesc Arte Flutua será um destaque. O graffiti, uma das expressões mais populares de intervenção urbana, ocupará espaços de referência na cidade. Com curadoria de Yony Seres, da Galeria Lama, o Entre Ruas promoverá a pintura de oito barquinhos do Rio Capibaribe entre os dias 11 e 26 de outubro. O projeto contará com a participação de oito grafiteiros, que utilizarão as intervenções nos barcos para levantar discussões sobre a importância dos rios em meio à crise climática atual.

Simultaneamente, um grupo de 12 artistas urbanos vai pintar painéis nas comunidades de Santo Amaro e Mangabeira durante o mesmo período. A entrega das obras no centro do Recife será no dia 4 de novembro, às 14h, na Rua Francisco Jacinto, com a presença do Som na Rural, DJ Vibra, Café Preto e mediação cultural dos murais Graffitis. Já na Zona Norte, o encerramento acontece no dia 5 de novembro, às 14h, na Rua do Cinema (Mangabeira), com ações de saúde e beleza, além de apresentações de Okado do Canal, Som na Rural e DJ Vibra.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL