Manifestações culturais

Estado divulga a convocatória dos ciclos Carnavalesco e Junino 2025

Convocatória visa fortalecer a cultura pernambucana; inscrições começam dia 17 de outubro e seguem até 18 de novembro

Publicado em: 13/10/2024 08:26 | Atualizado em: 13/10/2024 08:31

Maracatu é manifestação do ciclo carnavalesco  (Foto: Arquivo)
Maracatu é manifestação do ciclo carnavalesco (Foto: Arquivo)
O Governo do Estado lançou   convocatória  única  de  propostas  artísticas  para dois  ciclos  festivos  do  calendário   cultural   pernambucano: o  Ciclo  Carnavalesco  e  o  Ciclo  Junino  de  2025.  

A meta é valorizar e o fortalecer  cultura nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado por meio da  habilitação  de  artistas,  grupos,  coletivos,  orquestras,  trios pé-de-serra,  quadrilhas  juninas e  agremiações  tradicionais  que irão  compor  as  programações dos festejos carnavalescos e juninos. 
 
O edital e seus anexos estão  disponíveis  em www.cul-tura.pe.gov.br.  
 
As   inscrições para a Convocatória do Carnaval e do São João 2025 deverão ser realizadas de 17 de outubro até 16h59 do dia 18 de novembro  deste  ano,  exclusivamente por meio do Mapa Cultural de Pernambuco   (www.mapacul-tural.pe.gov.br/oportunida-de/2319).Segundo a secretária de Cultura, Cacau de Paula, as convocatórias do Ciclo Carnavalesco e  do  Ciclo  Junino  estão  sendo lançadas juntas para otimizar o processo de inscrições por parte   dos   proponentes.  
 
“Muitos grupos e artistas se inscreveram com  a  mesma  documentação em outras edições dos editais do Carnaval e São João. Com esta medida, que é inédita nesta gestão, a classe artística agora terá menos burocracia e menos dificuldades na tentativa de participar das programações destes ciclos festivos”, destacou.
 
De acordo com a presidente  da  Fundarpe,  Renata  Borba,  a  novidade  também  tem a  proposta  de  dar  agilidade nas  contratações  via  Fundarpe e Empetur, que poderão ser feitas com mais antecedência. 
 
“Além disso, os artistas e grupos culturais que se inscreverem poderão definir qual a região de suas preferências para que  façam  as  apresentações artísticas. Dessa forma, o trabalho  da  curadoria  será  feito de forma mais assertiva e alinhado com os anseios dos trabalhadores  da  cultura”,  ressaltou”.

  Para  o  Ciclo  Carnavalesco,  os  proponentes  poderão  se  inscrever em seis categorias. Para o caso  de  Culturas  Populares  de Tradição  Carnavalesca,  Cultura  Populares  Diversas,  Orquestras  e  Dança  da  Tradição Carnavalesca, o limite de apresentações  é  de  seis  por proponente. 
 
Já  no  caso  das categorias Música de Difusão de Repertório Carnavalesco e Outros  Gêneros  Musicais,  os artistas e grupos inscritos poderão  realizar  até  três  apresentações. Já  no  caso  do  Ciclo  Junino,  os  proponentes  poderão se inscrever em cinco categorias.  Em  Cultura  Popular  de Tradição  Junina,  Cultura  Popular  Diversa,  Trios  Pé-de-serra  e  Quadrilha  Junina,  o limite é de até seis apresentações, enquanto que em Música  de  Difusão  de  Repertório Junino e Outros Gêneros Musicais é de até três. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL