GUERRA

FBI investiga vazamento dos planos de Israel para atacar o Irã

Na segunda-feira (22), o FBI e a ISA declararam que desmantelaram uma rede de espionagem formada por sete cidadãos israelenses acusados de trabalhar pro Irã

Publicado em: 22/10/2024 12:59

 (Foto: Stefani Reynolds/AFP/Getty Images)
Foto: Stefani Reynolds/AFP/Getty Images
Segundo publicação do jornal Washington Post, o FBI, a polícia federal norte-americana, está investigando o desvio e a divulgação não-autorizada de dois documentos altamente confidenciais dos serviços secretos que alegadamente descrevem os preparativos de Israel para um ataque de retaliação contra o Irã. 
 
“O FBI investiga a alegada fuga de documentos confidenciais e trabalha em estreita colaboração com os nossos parceiros do Departamento da Defesa e da agencia dos Serviços Secretos. Como esta é uma investigação em curso, não temos mais comentários a fazer”, disse o órgão em um comunicado. 
 
Na segunda-feira (22), a polícia e a Agência de Segurança de Israel (ISA) também declararam que desmantelaram uma rede de espionagem formada por sete cidadãos israelenses acusados de trabalhar para o Irã. Os detidos recolhiam informações sobre as bases das Forças de Defesa de Israel e as infraestruturas energéticas. “Todos eram cidadãos judeus de Haifa e de outras zonas do norte do país. As suas operações se estenderam por um período de mais de dois anos, que incluíram extensas missões de reconhecimento nas bases da FDI em todo o país e que foram compensadas financeiramente, muitas vezes por meio de criptomoeda”, afirmou a ISA.
 
O porta-voz da Casa Branca para a Segurança Nacional, John Kirby, havia dito ontem que não tinha indicação de que outros documentos também tenham sido divulgados e de que exista ainda a perspectiva de que outros documentos deste teor venham a público. 
 
Por outro lado, o comandante das Guardas Revolucionárias do Irã, Mohammad Ali Jafari, considerou hoje que é improvável que Israel faça um ataque significativo no território iraniano.  “O Irã espera um ataque limitado", disse Jafari a um canal de televisão do país.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL