Segurança

Fernando de Noronha tem novo veículo de combate a incêndio e salvamento para bombeiros

O veículo chegou ao arquipélago nesta quinta-feira (4)

Publicado em: 04/10/2024 19:20

A logística envolvida contou com apoio da administração de Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)
A logística envolvida contou com apoio da administração de Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)
Com capacidade para 5 mil litros, o equipamento desembarcou no Porto de Santo Antônio nesta quinta-feira (3). Com o investimento de R$ 1 milhão, a Corporação conta com dez veículos no Arquipélago

O arquipélago de Fernando de Noronha  agora conta com mais uma  caminhão de combate a incêndio e salvamento do modelo ABT/S 911. O veículo chegou nesta quinta-feira (3) ao local e se junta a  outros nove veículos utilizados pela Corporação no arquipélago, totalizando 6 terrestres e 4 aquáticos.

O investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão, proveniente de verba do Governo Federal. O veículo irá substituir o equipamento ABT/S 815, que já estava com manutenção programada e precisava ser substituído por um caminhão mais novo e mais potente.

A logística envolvida contou com apoio da administração de Fernando de Noronha.

"Desde que assumimos a seção, em abril deste ano, identificamos alguns pontos necessários às melhorias dos meios de resposta às emergências, e um desses pontos foi a substituição do caminhão de combate a incêndio e salvamento ABT/S 815, que até então estava sendo empregado em Noronha e precisando de manutenção. Com a chegada do novo equipamento, que tem capacidade para 5 mil litros, compartimentos para materiais de salvamento, torre de iluminação automatizada, câmbio automático e digital, além de maior poder de vazão de jato de água, poderemos servir ainda melhor e mais prontamente à população local", esclareceu o comandante da Seção de Bombeiros de Fernando de Noronha - SBFN, subordinada ao Grupamento de Bombeiros de Incêndio (GBI), tenente BM Victor Resque. 

Atualmente, Fernando de Noronha conta com um efetivo de bombeiros responsáveis por realizar atividades de combate à incêndios; salvamento terrestre, em altura e no mar; atendimento pré-hospitalar; resgate veicular; vistoria de locais para prevenção contra incêndio e pânico e atividades de educação comunitária, dentre outras.

Incêndios no Brasil

Dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, entre janeiro e agosto de 2024 os incêndios no Brasil já atingiram 11,39 milhões de hectares do território do país.

Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.

Nesses oito primeiros meses do ano, o fogo se alastrou principalmente em áreas de vegetação nativa, que representam 70% do que foi queimado. As áreas campestres foram as que os incêndios mais afetaram, representando 24,7% do total.
 
Formações savânicas, florestais e campos alagados também foram fortemente atingidos, representando 17,9%, 16,4% e 9,5% respectivamente. Pastagens representaram 21,1% de toda a área atingida.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL