DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Hospital da Pessoa Idosa realiza captação de córneas de paciente de 70 anos

O número poderia ser maior se houvesse um melhor entendimento da população sobre a importância da doação de órgãos

Publicado em: 02/10/2024 17:22

Atualmente, 29.711 pessoas esperam por um transplante de córnea no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (Foto: Agência Freepik)
Atualmente, 29.711 pessoas esperam por um transplante de córnea no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (Foto: Agência Freepik)
No último dia do Setembro Verde, mês dedicado à sensibilização de doação de órgãos, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI) realizou captação de córneas de uma paciente de 70 anos.

Ela estava internada havia dois dias na Unidade de Cuidados Paliativos e faleceu na noite do domingo (29).

A família autorizou a doação do tecido após o contato de sensibilização com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HECPI.  

A captação foi realizada junto à Central de Transplantes de Pernambuco. No caso da doação de córneas, a estrutura do hospital permite captar o tecido na própria unidade, otimizando o tempo e a eficácia do procedimento.

Esta foi a sétima captação realizada pela equipe da CIHDOTT do Hospital da Pessoa Idosa (HECPI). 

De acordo com a unidade, o número poderia ser maior se houvesse um melhor entendimento da população sobre a importância da doação de órgãos. 

Segundo o hospital, a idade não é o único fator determinante para a elegibilidade da doação, mas sim a condição de saúde geral do doador e a viabilidade dos órgãos ou tecidos.

"A falta de conhecimento sobre o processo de captação de órgãos e o medo de descaracterizar o corpo do ente querido que se foi têm sido os grandes motivos da recusa da doação de órgãos. A CIHDOTT do HECPI busca sempre acolher e tirar as dúvidas dos familiares sobre a importância desse gesto de amor e empatia. Compreendemos que é um momento de dor e fragilidade para as famílias dos doadores, mas a gente lembra que o ato possibilita uma segunda chance para que outras pessoas continuem suas jornadas, sonhem e vivam plenamente uma nova vida", avalia a diretora de Cuidados Interdisciplinares do HECPI, Marcela Torres.

No primeiro trimestre de 2024, o Brasil registrou 970 doadores de órgãos e tecidos. Do total, aproximadamente 15% eram pacientes com idade igual ou maior que 65 anos, conforme os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). 

Atualmente, 29.711 pessoas esperam por um transplante de córnea no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL