HOMENAGEM
Hospital de Câncer de Pernambuco homenageia médicos com honraria
A entrega da honraria será feita nesta quarta-feira (30)
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 29/10/2024 22:20
A honraria leva o nome da Sra. Dília Henriques, uma das protagonistas da fundação do hospital em 1948, ao lado de um grupo de mulheres voluntárias que iniciaram o projeto que resultou no HCP (Foto: Divulgação) |
O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) realizará, nesta quarta-feira (31), a cerimônia de outorga da primeira edição da Comenda Fundadora Dília Henriques. A honraria, criada em 2024 com o apoio do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), é destinada a médicos que dedicaram suas carreiras à promoção da saúde e ao cuidado de pacientes oncológicos no Estado.
A honraria leva o nome da Sra. Dília Henriques, uma das protagonistas da fundação do hospital em 1948, ao lado de um grupo de mulheres voluntárias que iniciaram o projeto que resultou no HCP.
Os primeiros agraciados da comenda são:
- Dr. Francisco de Paula — Coordenador do grupo de cirurgia de urgência do HCP desde 1994, dedicado ao cuidado integral dos pacientes;
- Dr. Cláudio Cleto Mascena Cordeiro — Médico oncologista com 54 anos de dedicação ao hospital, reconhecido por seu trabalho no diagnóstico e tratamento do câncer;
- Dr. Roberto José Vieira de Mello — Neuropatologista e um dos pioneiros no primeiro laboratório de imunohistoquímica do Nordeste, instalado no HCP.
O evento contará com a presença de diversas autoridades políticas, representantes das entidades médicas de Pernambuco e da sociedade pernambucana.
Dília Henriques se destaca como uma das figuras responsáveis pelo surgimento do Hospital de Câncer de Pernambuco.
Casada com o médico José Henriques Graças, ela se empenhou em somar esforços com outras 11 mulheres da sociedade pernambucana, para iniciar um trabalho de voluntariado aos pacientes oncológicos do Estado, através da Sociedade de Assistência aos Indigentes Hospitalizados.
Em 1948, a sociedade transformou em realidade um antigo sonho deste grupo, conquistando o terreno que até o presente, está instalado o Hospital de Câncer de Pernambuco.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS