EDUCAÇÃO

IFPE Recife recebe 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

''Desafios e perspectivas sustentáveis dos Biomas Brasileiros'' é o tema do evento, que prevê quase 100 atividades

Publicado em: 14/10/2024 21:18

Estão previstas ainda palestras, jogos, minicursos, oficinas e feira de conhecimento. A parte cultural contará com palco aberto, concurso de poesia e Clube do Choro da UFPE (Foto: IFPE/Divulgação)
Estão previstas ainda palestras, jogos, minicursos, oficinas e feira de conhecimento. A parte cultural contará com palco aberto, concurso de poesia e Clube do Choro da UFPE (Foto: IFPE/Divulgação)
A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será realizada entre esta terça-feira (15) e quinta-feira (17) no Campus Recife do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE). Nesta edição, o evento traz como tema “Desafios e perspectivas sustentáveis dos Biomas Brasileiros – Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais". Se inscreva aqui.

Além dos estudantes do Instituto, o público externo pode participar do evento, que contará com exposições, feira de conhecimento, feira de artesanato e Diálogos para Sustentabilidade: Cursos de Férias. Este último é comandado por pós-graduandos do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental do Campus. Também haverá a 12ª Mostra de Extensão do campus, mostra de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas e apresentações culturais. 

O evento também terá serviços do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, além de atividades interativas sobre Educação Ambiental em unidade móvel da Compesa. Todos eles nesta quarta-feira (16).

Os participantes também poderão realizar doações de brinquedos que serão destionadoa a crianças no período natalino.

A solenidade de Abertura da 21ª SNCT acontece, nesta terça (15), às 09h30, no auditório, com apresentação cultural seguida do painel (10h30 às 12h) "Diversidade de Geossistemas do Bioma Caatinga", conduzida pela profª Solange Coutinho (Fundaj/UPE) e "O reflexo dos Geossistemas frente às mudanças climáticas e suas consequências para a conservação e os processos de desertificação", com o engenheiro florestal Francisco Campelo, diretor técnico da Fundação Araripe, presidente do Conselho Nacional da reserva da biosfera da Caatinga.

Trabalhos com temas urgentes, como o que problematiza as "Queimadas: Processos químicos, impactos ambientais e soluções sustentáveis para os biomas brasileiros" ou "Influência do sistema de economia no clima do Brasil: Ameaça de Desertificação dos Biomas Brasileiros pelo Agronegócio" vão estar em exposição. 

Estão previstas ainda palestras, jogos, minicursos, oficinas e feira de conhecimento. A parte cultural contará com palco aberto, concurso de poesia e Clube do Choro da UFPE.

Vão ser realizadas ainda rodas de conversa sobre o universo dos drones, crise climática e cidades inteligentes, o papel das energias renováveis na conservação dos Biomas Brasileiros, Elementos químicos em ação, a Ciência por trás do cotidiano. Confira a programação completa.

Tags: ciência | tecnologia | ifpe |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL