ELEIÇÕES 2024

Matuto vence 25 ações na Justiça e consegue remoção de publicações de Yves

Justiça Eleitoral entendeu como fake news conteúdo divulgado pelo prefeito de Paulista

Publicado em: 21/10/2024 18:15

Ex-prefeito Júnior Matuto (PSB) disputa segundo turno em Paulista (Gustavo Guerra/Divulgação)
Ex-prefeito Júnior Matuto (PSB) disputa segundo turno em Paulista (Gustavo Guerra/Divulgação)
A campanha do candidato à prefeitura de Paulista Júnior Matuto (PSB) venceu 25 ações na Justiça Eleitoral contra publicações feitas por opositores políticos nas redes sociais. Entre os autores das postagens, está o atual prefeito Yves Ribeiro (PT).

Em sua conta no instagram, o petista acusou Matuto de desviar verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) quando foi prefeito de Paulista, e de ter roubado e agredido militantes de Severino Ramos (PSDB).

Postagens de outras páginas na rede social associavam Matuto a “práticas ilícitas”, e o apontavam como criminoso através de informações inverídicas e montagens.

A 114ª Zona Eleitoral de Paulista entendeu que o conteúdo promovia informações falsas ou descontextualizadas sobre Matuto, e ordenou a retirada imediata das publicações.

Ao todo, foram movidas 48 ações pela campanha de Matuto, incluindo representações e notícias-crime. Das 25 decisões favoráveis, três foram contra Yves Ribeiro.

Segundo Júnior Matuto, sua campanha tem sido alvo de ‘fake news’ desde o primeiro turno das eleições.

“Passaram o primeiro turno inteiro me atacando com fake news, mas a justiça entrou em campo para reestabelecer a verdade. Lamento muito o que vem acontecendo, mas entendo que esse grupo que vive de espalhar mentiras faz isso porque não tem trabalho para mostrar”, afirmou o candidato.
Tags: ramos | paulista | yves | matuto |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL