Saúde
Novembrinho Azul alerta para doenças em meninos de até 15 anos
Cirurgia Pediátrica de Pernambuco (Cippe) alerta pais de meninos para identificar problemas de saúde como a fimose e o testículo recolhido nas crianças e adolescentes
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 30/10/2024 14:16 | Atualizado em: 30/10/2024 14:22
Novembrinho Azul foi criado por lei (Imagem: Divulgação ) |
Criada por lei federal no ano passado, a campanha Novembrinho Azul passou a ser oficialmente realizada todos os anos no mês de novembro.
A meta é promover ações direcionadas para proteção e promoção da saúde de meninos de até 15 anos.
A Cirurgia Pediátrica de Pernambuco (Cippe) alerta pais de meninos para identificar problemas de saúde como a fimose e o testículo recolhido nas crianças e adolescentes.
Alerta
Os médicos chamam a atenção para alguns problemas que surgem na vida adulta do ser humano. Algumas doenças podem passar despercebidas como o testículo descido.
O testículo na formação embrionária é formado na barriguinha do neném, próximo ao rim. O não tratamento pode causar riscos no futuro.
Meninos cujos testículos não descem para a bolsa escrotal até os seis meses devem ser operados antes de completar um ano. Após essa idade, aumentam as chances de câncer testicular e de infertilidade, alertam os urologistas.
Já a fimose é a incapacidade de expor a glande peniana. É quando ela está totalmente coberta pelo prepúcio, sendo aquela pele que recobre todo o pênis e você não consegue fazer a exposição adequada causando sintomas como retenção e infecção urinária e inflamação do prepúcio.
Estudo
Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental, o percentual de meninas que buscaram sendo atendidas por uma unidade básica de saúde em 2019 é de 88,3%, enquanto o de meninos, de 85,2%.
Isso mostra uma busca menor de meninos com idade entre 13 e 15 anos pelos serviços de saúde.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS