ELEIÇÕES 2024

TRE-PE afirma que apenas duas urnas eletrônicas foram substituídas neste domingo (27)

Até às 10h30, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco registrou uma troca em Olinda e outra em Paulista

Publicado em: 27/10/2024 10:44

Até às 10h30 deste domingo de votação (27), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) registrou a substituição de apenas duas urnas eletrônicas. Uma troca aconteceu em Olinda e a outra em Paulista, as únicas cidades de Pernambuco a terem o 2º turno das Eleições 2024.

“Apenas na 114ª Zona Eleitoral de Paulista e na 117ª Zona Eleitoral de Olinda foi necessária a substituição de urnas. Uma urna apresentou problemas no visor e a outra apresentou problemas na bateria, então achamos melhor trocar”, explicou Orson Lemos, diretor-geral do TRE-PE.

Simultaneamente à votação, os Testes de Integridade e de Autenticidade das urnas também vêm acontecendo dentro da normalidade. “Eu estive agora na Esmape [Escola Judicial de Pernambuco], que é o local onde nós temos as urnas sendo testadas. Está tudo sob controle lá.”

Na Esmape, cinco urnas eletrônicas selecionadas aleatoriamente estão sendo submetidas ao Teste de Integridade, o qual verifica o funcionamento dos equipamentos em condições normais de uso. Além disso, três dispositivos também estão passando pelo Teste de Integridade com Biometria, na Facottur, em Olinda.

Na avaliação do diretor-geral do TRE-PE, a votação acontece de forma tranquila e calma até o momento. “Nenhum mandado de segurança chegou até agora, nenhum recurso também”, disse. “É um primeiro balanço muito bom. Um balanço que demonstra que a eleição, como foi planejada, acontece sem problemas”, concluiu.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL