Empreendedorismo
Artesãos se reúnem para fortalecer a Economia Criativa em Pernambuco
1° Feira de Arte e Artesanato Artes da Terra, que acontece no próximo domingo (10), em Olinda, marca a retomada de um grupo de artesãos pernambucanos da antiga Exportarte
Por: Thatiany Lucena
Publicado em: 06/11/2024 18:02
Mona Holanda, arquiteta e ex-presidente da Exportarte, coordenadora do novo projeto (Foto: Divulgação) |
Com foco na geração de empregos e incentivo ao empreendedorismo para os artesãos pernambucanos, a 1° Feira de Arte e Artesanato Artes da Terra chega a Olinda, no próximo domingo (10), das 10h às 18h, no Espaço Motirõ, em Olinda. O evento tem como objetivo impulsionar o trabalho do grupo de profissionais do estado.
A Feira é formada por antigos e novos integrantes da antiga Exportarte, uma antiga associação fundada em 2004 com apoio do Sebrae, que impulsionou o desenvolvimento de artesãos pernambucanos ao profissionalizá-los para exportação e grandes eventos nacionais.
Após 20 anos de sua criação, a feira marca a retomada dos antigos e novos integrantes do grupo, que voltaram a se reunir sob a liderança de Mona Holanda e Isnaldo Reis para reerguer o projeto e revitalizar o setor artesanal pernambucano.
A arquiteta e ex-presidente da Exportarte, coordenadora do novo projeto, Mona Holanda, conta que o grupo chegou a exportar suas peças para diversos países. Porém, com o tempo e a concorrência de produtos estrangeiros, o grupo perdeu força e se dispersou, principalmente durante a pandemia.
“O nosso objetivo é ampliar isso e dar maior visibilidade ao produto dos artesãos para que eles possam voltar a exportar”, disse. Segundo ela, é importante que a categoria se reúna em grupos para conseguir exportar com maior facilidade. “Fora de Pernambuco é possível abrir a porta para a visibilidade do produto e daí ir para outros países, como fazíamos antigamente”, finaliza.
Além de resgatar tradições artísticas, o grupo também pretende reativar uma cadeia de produção que gera emprego e valor econômico em Pernambuco. O objetivo é aproveitar o valor artístico do artesanato local, destacando a importância de fomentar a economia regional através da valorização do pequeno produtor.
Essa retomada também visa a ampliação de feiras e pontos de venda, contribuindo para a sustentabilidade financeira dos envolvidos e impactando positivamente o setor de artesanato no estado.
Serviço
1° Feira de Arte e Artesanato ARTES DA TERRA
Quando: Domingo, 10/11
Horário: das 10h às 18h
Local: Espaço Motirõ (@espacomotiro) - Rua do Bonsucesso, 262, Olinda
Entrada gratuita
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS