EUA
Eleições nos Estados Unidos: líderes mundiais parabenizam Donald Trump; confira
Donald Trump já deu o seu discurso de vitória após a Fox News projetá-lo como o próximo presidente dos EUA
Por: AFP
Publicado em: 06/11/2024 06:57
Líderes mundiais já felicitaram o republicano Donald Trump (Crédito: Jim WATSON / AFP) |
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, parabenizou, nesta quarta-feira (6), Donald Trump, por sua "vitória eleitoral histórica" nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
“Meus mais sinceros parabéns, meu amigo @realDonaldTrump, por sua vitória eleitoral histórica”, escreveu Modi no X.
"À medida que você dá continuidade aos sucessos do seu mandato anterior, espero renovar nossa colaboração", acrescentou.
FRANÇA
O presidente francês, Emmanuel Macron, felicitou nesta quarta-feira (6) o "presidente Donald Trump", afirmando que está disposto a trabalhar com o candidato à frente nas eleições americanas "com respeito e ambição".
"Com as suas convicções e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade", acrescentou o chefe de Estado francês na rede social X, que já coincidiu com Trump no poder durante seu primeiro mandato.
Se for confirmada a vitória do magnata nos Estados Unidos, a Europa "deve tomar as rédeas do seu destino", disse a porta-voz do Governo francês, Maud Bregeon, citando setores como defesa e a descarbonização.
Macron conversou no início desta quarta-feira com o chanceler alemão, Olaf Scholz, com quem concordou em "trabalhar por uma Europa mais unida, mais forte e mais soberana", escreveu o presidente francês na rede X.
"Cooperar com os Estados e defender os nossos interesses e os nossos valores", acrescentou Macron, especialmente quando França e Alemanha são duas potências econômicas e os principais impulsionadores da União Europeia.
ISRAEL
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, felicitou nesta quarta-feira (6) Donald Trump, que reivindicou a vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, no que chamou de "maior retorno da história", e destacou o compromisso com a aliança entre os países.
"Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece aos Estados Unidos um novo começo e um poderoso compromisso com esta grande aliança entre Israel e Estados Unidos", declarou Netanyahu em um comunicado.
REINO UNIDO
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, parabenizou nesta quarta-feira (6) o candidato republicano Donald Trump por sua "vitória eleitoral histórica" nas presidenciais dos Estados Unidos, assegurando que "a relação especial" entre os dois países "continuará prosperando".
"Como nossos aliados mais próximos, estamos um ao lado do outro na defesa dos nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e empreendedorismo", afirmou o líder trabalhista em um comunicado.
TURQUIA
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, felicitou nesta quarta-feira (6) o seu "amigo Donald Trump", que reivindicou a vitória nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, embora ainda não esteja oficialmente confirmada.
"Espero que a relação entre Turquia e os Estados Unidos se fortaleça e que as crises e guerras globais e regionais acabem, em particular a questão palestina e a guerra entre Rússia e Ucrânia", escreveu o presidente turco em uma mensagem na rede X.
CATAR:
O emir do Catar, país mediador na guerra de Gaza e que possui a principal base militar americana no Oriente Médio, parabenizou, nesta quarta-feira (6), Donald Trump, que reivindicou sua vitória na eleição presidencial.
“Estamos felizes em trabalhar juntos novamente (...) para avançar nossos esforços comuns em prol da segurança e da estabilidade, tanto na região quanto no mundo”, escreveu o emir Tamim bin Hamad al-Thani em sua conta no X.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS