ESTADOS UNIDOS

Eleições nos EUA: acompanhe a apuração em tempo real

Os Estados Unidos estão com a respiração suspensa, nesta terça-feira (5), à espera da definição de quem será seu próximo presidente
Por: AFP

Publicado em: 05/11/2024 21:52 | Atualizado em: 05/11/2024 23:24

Donald Trump e Kamala Harris  (foto: AFP)
Donald Trump e Kamala Harris (foto: AFP)

Os Estados Unidos estão com a respiração suspensa, nesta terça-feira (5), à espera da definição de quem será seu próximo presidente - a democrata Kamala Harris ou o republicano Donald Trump - após o fechamento das primeiras seções de votação.

 

A sorte foi lançada na Geórgia e na Carolina do Norte, que juntamente com Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Arizona e Nevada - os chamados estados-pêndulo - vão decidir quem será o próximo inquilino da Casa Branca: a vice-presidente Kamala Harris, de 60 anos, ou o ex-presidente Donald Trump, de 78.

 

Os outros estados costumam apoiar tradicionalmente os republicanos ou os democratas. 

 

 

Por enquanto, não houve surpresas. Trump venceu nos redutos republicanos da Flórida, Arkansas, Alabama, Missouri, Oklahoma, Tennessee, Indiana, Kentucky e Virgínia Ocidental, enquanto Kamala conquistou Vermont, Maryland, Massachusetts e a capital, Washington.

 

Para ser presidente nos Estados Unidos, não basta ter mais votos que o oponente. É preciso alcançar o número mágico de 270 votos no colégio eleitoral, composto por 538 delegados que, teoricamente, devem respeitar a vontade popular.

 

Até o momento, Trump possui 105 votos no colégio eleitoral e Kamala, 27.

 

Os americanos vivem com ansiedade essa noite, que mantém o restante do mundo em suspense devido às suas repercussões na guerra na Ucrânia e nos conflitos no Oriente Médio, bem como no aquecimento global, que Trump considera uma falácia.

 

Clique aqui para conferir a apuração em tempo real no portal Metrópoles, parceiro do Diario.

 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL