TRAGÉDIA

Espanha ainda tem quase 90 desaparecidos nas inundações em Valência

Esta é a primeira vez que é revelado oficialmente um número de desaparecidos nas cheias sem precedentes e consideradas a maior do país neste século

Publicado em: 06/11/2024 12:46

Membros da Guardia Civil espanhola revistam vítimas no riacho 'Barranco del poyo' em Catarroja, na região de Valência (Foto: CESAR MANSO / AFP)
Membros da Guardia Civil espanhola revistam vítimas no riacho 'Barranco del poyo' em Catarroja, na região de Valência (Foto: CESAR MANSO / AFP)
As autoridades espanholas registraram até o momento 89 pessoas que continuam desaparecidas nas inundações históricas no leste do país na semana passada, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (6) pela Polícia Nacional e a Guarda Civil que atuam juntamente com médicos forenses.
 
Esta é a primeira vez que é revelado oficialmente um número de desaparecidos nas cheias sem precedentes e consideradas a maior do país neste século, que afetaram principalmente a província de Valência. Mas, o Centro de Integração de Dados (CID), designado para os casos de temporal, destacou que este número pode não corresponder ao número total de desaparecidos nas inundações, pela possibilidade de alguns deles não terem sido ainda denunciados e por haver neste momento 62 corpos, cujos dados precisarão ser cruzados com os dos desaparecidos.
 
Estes casos de desaparecidos correspondem exclusivamente a denúncias em que os familiares forneceram dados sobre as pessoas que procuram, assim como amostras biológicas que permitirão, posteriormente, a identificação das vítimas, no caso de vir a serem encontrados os cadáveres, explicou o Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valenciana, sob cuja tutela está o CID.
 
Já o Ministério do Interior informou que o número de mortos chegou a 219.
 
Além disso, oito dias após a tempestade, as preocupações ainda se concentram na situação sanitária. Isso porque na região atingida há muita água estagnada e produtos perecíveis, o que favorece a possibilidade de surgiram mais casos de gastroenterite. A população também foi aconselhada a se vacinar contra o tétano.
 
Na terça-feira (5), o governo da Espanha anunciou um pacote de ajuda de €10,6 bilhões de euros (cerca de R$ 66,8 bilhões de reais) para as pessoas e empresas afetadas pelas enchentes. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ainda assegurou que o governo vai cobrir cem por cento das despesas efetuadas pelas prefeituras para ajudar os seus moradores e para limpar as ruas, repletas de escombros. Sánchez acrescentou que a série de medidas inclui ajudas diretas que beneficiaram quase 65 mil autônomos e 30 mil empresas. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL