CASA FORTE

Festa da Vitória Régia comemora um ano como Patrimônio Cultural e Imaterial e celebra solidariedade no Recife

A festa une solidariedade e cultura pernambucana desde 1978, atraindo um público diversificado e animado

Publicado em: 07/11/2024 16:50

Este ano, a festa tem um sabor especial: comemora um ano como Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife (Foto: Arquivo/DP)
Este ano, a festa tem um sabor especial: comemora um ano como Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife (Foto: Arquivo/DP)
A partir de sexta (8), a Zona Norte do Recife recebe a 46ª Festa da Vitória Régia. O evento vai até o domingo (10), na Praça de Casa Forte. 

Este ano, a festa tem um sabor especial: comemora um ano como Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife.

O evento, promovido pela Paróquia de Casa Forte, é uma celebração que une solidariedade e cultura pernambucana desde 1978, atraindo um público diversificado e animado.

Idealizada por fiéis e amigos da Igreja, a festa foi aprovada pelo então pároco, padre Edwaldo Gomes, com o intuito de arrecadar fundos para manter as obras sociais que ajudam a população carente. 

Um dos principais beneficiados é a Casa da Criança Marcelo Asfora, que transforma vidas através da educação, oferecendo apoio alimentar, médico, psicológico e religioso a mais de cem crianças.

A Festa da Vitória Régia se destaca por seu apelo inclusivo, agradando desde os pequenos até os mais velhos. 

Este ano, o evento será dividido em polos Baby, Infantil e Boteco, com dois palcos para shows: o Boteco e o Cultural. 

As manifestações artísticas regionais prometem enaltecer a rica cultura pernambucana, considerada um dos maiores patrimônios do estado.

A abertura da festa está marcada para sexta-feira, dia 8, às 18h10 no Palco Cultural, com uma apresentação teatral das crianças da Casa da Criança. 

Em seguida, o público poderá apreciar a tradicional dança do Pastoril e as performances de bandas locais e do cantor Benil. 

No sábado, o grande destaque será Silvério Pessoa, enquanto todos os dias contarão com apresentações de frevo, maracatu, coco, forró e até rock and roll.

O domingo será um dia especial voltado para as crianças. A programação começa mais cedo, às 8h, e promete encerrar às 18h com muita diversão: brincadeiras, pintura e contação de histórias. 

Ao redor da Praça, barracas estarão disponíveis para servir refeições e lanches variados.

De acordo com o pároco de Casa Forte, padre Fábio Paz, a meta da festa é clara: “promover o congraçamento, fazer o bem e trabalhar para ajudar ao próximo menos afortunado”. 

Assim como nos anos anteriores, a Festa da Vitória Régia reafirma seu compromisso com a solidariedade e a valorização da cultura local.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL