TENSÃO

Incidente diplomático marca visita do chefe da diplomacia da França a Israel

Polícia israelense entrou armada e sem autorização no santuário de Eleona, uma propriedade francesa em Jerusalém, e deteve brevemente dois agentes franceses

Publicado em: 07/11/2024 16:12

Polícia israelense detém um gendarme francês no Domínio Eleona (Igreja do Pater Noster) em Jerusalém (Foto: Chloe ROUVEYROLLES-BAZIRE / AFP)
Polícia israelense detém um gendarme francês no Domínio Eleona (Igreja do Pater Noster) em Jerusalém (Foto: Chloe ROUVEYROLLES-BAZIRE / AFP)
Nesta quinta-feira (7), a visita a Jerusalém do chefe da diplomacia da França, Jean-Noël Barrot, foi marcada por um incidente diplomático. A polícia israelense entrou armada e sem autorização no santuário de Eleona, uma propriedade francesa em Jerusalém, e deteve brevemente dois agentes franceses, o que levou o ministro francês a desistir da visitação programada.
 
"Não vou entrar hoje no domínio de Eleona, porque as forças de segurança israelenses entraram com armas, sem autorização prévia da França, sem concordarem em sair hoje. A situação é inaceitável", considerou Barrot

Para além do local de peregrinação da Eleona, o ministro das Relações Exteriores francês também se recusou a entrar no Consulado Geral de França, em Jerusalém, na presença das autoridades israelenses. "Este atentado contra a integridade de uma zona pela qual a França é responsável é suscetível de enfraquecer os laços que eu tinha vindo a cultivar com Israel, num momento em que todos nós precisamos fazer avançar a região na via da paz", afirmou Jean-Noël Barrot.

Algumas horas antes, o chefe da diplomacia francesa tinha explicado na rede social X o motivo da sua viagem: "Estou de regresso a Israel para prosseguir um diálogo existente entre o Líbano e Gaza. Acredito que são possíveis soluções diplomáticas para libertar os reféns, proteger os civis e garantir a segurança de todos. É tempo de pôr fim à tragédia que começou a 7 de outubro”, defendeu.

Domaine National Français, as propriedades religiosas

O Santuário de Eleona é uma igreja cristã situada no Monte das Oliveiras, a leste da cidade velha de Jerusalém, e um dos territórios franceses em Israel. A França possui quatro propriedades religiosas em Jerusalém, conhecidas como Domaine National Français (Domínios Nacionais franceses). 

Entre elas, estão o Santuário da Eleona (Igreja do Pater Noster), a Igreja de Santa Ana, a Igreja de São Pedro em Gallicantu e a Abadia de Abu Ghosh.

No final do século XIX, a França e outros países europeus, adquiriram locais considerados santos na Terra Santa para garantir a preservação do seu patrimônio religioso e cultural e proteger o acesso dos peregrinos cristãos a essas localidades.
Tags: israel | frança |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL