Merio ambiente
Mais de 60 animais silvestres resgatados no Estado são levados para Amazônia
Entre eles, estão nove tartarugas que viviam no Parque Treze de Maio, no Recife
Por: Nicolle Gomes
Publicado em: 19/11/2024 12:54 | Atualizado em: 19/11/2024 12:57
Aves foram levadas para a Amazônia (Foto: CPRH) |
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Ibama realizaram, em operação conjunta, a repatriação de 61 animais para a Amazônia, no Pará.
De acordo com a CPRH, as espécies são naturalmente do bioma Amazônico e foram apreendidas em ações dos dois órgãos em Pernambuco.
Entre os repatriados estavam nove tartarugas da Amazônia e um tracajá (cágado) que viviam no minizoológico do Parque Treze Maio, no Recife, que foi fechado em outubro de 2023.
Também foram repatriados uma ararajuba (espécie ameaçada de extinção), três Maracanãs do buriti (Orthopsittaca manilatus), uma Maitaca-de-cabeça-azul (Pionus menstruus), dois Papagaios-campeiros (Amazona festiva), uma Iraúna-do-norte (Molothrus oryzovorus), 38 Tracajás (Podocnemis unifilis: 14 adultos e 24 filhotes), e 5 Tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa).
As aves, com a exceção da ararajuba, foram deixadas no CETRAS da Universidade Federal Rural da Amazônia. Elas vão passar por um período de descanso da viagem e por novas avaliações para, posteriormente, serem soltas. Já a Ararajuba, foi deixada no Projeto da Fundação Lymington voltado para a reintrodução da espécie no parque do Utinga, da Iderflor-Bio. Já os cágados foram soltos no rio Guamá, no município de Belém-PA.
Viagem
Antes da viagem, todos passaram por avaliação e exames no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – Cetras Tangara, unidade gerida pela CPRH. O transporte dos animais começou no último dia 10 de novembro, com saída do Recife, e durou quatro dias, percorrendo uma distância de 2 mil quilômetros. Quatro técnicos, três do Ibama e um da CPRH, participaram da viagem.
Durante a viagem de volta, os técnicos do Ibama e CPRH repatriaram dois animais para a Região Nordeste, uma jaguatirica (Leopardus pardalis) para o CETAS de São Luís/MA, e um sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) para o CETAS de Teresina/PI.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS