CAMPANHA

Ministério Público lança campanha para combater importunação sexual nos ônibus

A campanha tem início no dia 25 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro

Publicado em: 19/11/2024 21:10 | Atualizado em: 19/11/2024 22:10

Dados revelam que a maioria dessas violências ocorreu enquanto as mulheres estavam em transporte público (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Dados revelam que a maioria dessas violências ocorreu enquanto as mulheres estavam em transporte público (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai iniciar uma campanha de conscientização para combater a violência contra as mulheres nos ônibus que circula pelo Grande Recife. A ação faz parte de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e permitirá a colocação de cartazes em 1.485 coletivos.

Intitulada "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres", a parceria visa combater a importunação sexual e o ativismo em defesa da vida das mulheres. A campanha tem início na segunda-feira (25), quando se comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

"A campanha pretende alertar sobre a gravidade das situações de importunação sexual no transporte coletivo, garantindo o respeito às mulheres e à sua liberdade de ir e vir. Esse é um compromisso que precisa ser assumido por toda a sociedade, que tem papel essencial para identificar eventuais situações de risco, oferecer proteção e denunciar", explica a Coordenadora do NAM, Promotora de Justiça Maísa Oliveira.

A iniciativa segue até o dia 10 de dezembro, data em que se festeja o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Os cartazes serão veiculados em 485 ônibus do Consórcio Conorte, formado pela Transportadora Itamaracá, Cidade Alta Transportes e Turismo e Rodotur Turismo; 430 coletivos da empresa Borborema, 350 da Rodoviária Caxangá, 200 do Consórcio Recife, que reúne as empresas Pedrosa e Transcol; e 20 nos ônibus da Viação Mirim, totalizando 1.485 veículos.

Além dessa campanha, no período entre 25 de novembro e 10 de dezembro, o NAM realizará diversas atividades (abertas ao público) para debater diferentes temas relacionados à questão do combate à violência contra as mulheres.

Uma pesquisa desenvolvida pelos Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber revelou que 84% das mulheres recifenses têm medo de medo de sofrer assalto, sequestro, estupro ou importunação sexual quando se deslocam pela cidade.

Dados revelam que a maioria dessas violências ocorreu enquanto as mulheres estavam em transporte público ou caminhando e que 63% das mulheres no Recife já sofreram algum tipo de violência durante o deslocamento.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL