CAPACITAÇÃO

Após acidentes envolvendo ciclistas, motoristas de ônibus passam por capacitação de segurança viária

Condutores de coletivos vão subir em bicicletas para vivenciar o dia a dia dos ciclistas nas vias. Capacitação faz parte do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

Publicado em: 18/11/2024 18:55


Ciclistas são alvos de acidentes no Grande Recife e esses casos tendem a ser fatais quando envolvem veículos grandes, como ônibus (Foto:  Daniel Tavares/PCR)
Ciclistas são alvos de acidentes no Grande Recife e esses casos tendem a ser fatais quando envolvem veículos grandes, como ônibus (Foto: Daniel Tavares/PCR)
Motoristas de empresas de ônibus do Recife vão participar de uma formação sobre o respeito aos ciclistas no trânsito. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), e terá início nesta nesta terça-feira (19).

O encontro acontecerá a partir das 8h30 no Compaz Ariano Suassuna. Ao todo, 60 motoristas receberão a capacitação. O evento faz parte da programação em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e é organizado em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS). 

Durante o encontro, os condutores terão uma aula expositiva sobre noções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), focando no respeito aos ciclistas. Não andar nem parar sobre as ciclofaixas, respeitar a velocidade regulamentada, além de garantir o espaço mínimo de 1,5 m de distância do ciclista serão algumas orientações repassadas. 

"O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando diz que os veículos maiores devem proteger os menores. Então reunimos esses condutores para conscientizar sobre essa responsabilidade com os ciclistas, que é um público que já se consolidou na cidade e merece transitar com segurança", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 

Durante a formação, haverá a parte prática com os motoristas de ônibus vão subir em uma bicicleta fixa em um ponto, e vão se colocar no lugar dos ciclistas que encontram diariamente no trânsito ônibus, que não respeitando a legislação, não respeitam a distância mínima de 1,5 m, como estabelece o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro. 

Confira as principais informações de respeito aos ciclistas: 

Manter, no mínimo, 1,5 metro de distância  –  é o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro para que o ciclista possa se movimentar sem o risco de colidir com os veículos motorizados; 
 
Não exceder o limite máximo de velocidade na via – o excesso de velocidade coloca todas as pessoas em risco, mas, no caso de pedestres e ciclistas (usuários mais frágeis) o perigo é maior; 

Não estacionar, não parar e, principalmente, não trafegar nas áreas restritas à bicicleta – não importa se a via tem trânsito ou se não tem ciclistas naquele momento, é fundamental que as rotas cicláveis sejam áreas seguras para esse meio de transporte e desrespeitar esses equipamentos coloca vidas em risco. 
  
Rotas recicláveis

De acordo com a Prefeitura, o Recife possui 196,5 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 700% desde 2013, quando havia 24 km. 

Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos. 

O Recife tem investido em rotas que se interligam umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. A cidade conta, hoje, com 189,9 km conectados entre a Zona Sul, Oeste, Norte e Centro. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza o uso do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes.

Acidentes

Ciclistas são alvos de acidentes no Grande Recife e esses casos tendem a ser fatais quando envolvem veículos grandes, como ônibus. No dia 9 de outubro, um ciclista de 50 anos morreu depois de ser atropelado por um ônibus na Rua São Miguel, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife

Em setembro foram registrados dois casos de atropelamento de ciclistas envolvendo transporte coletivo. O primeiro ocorreu no bairro do Parnamirim, na Zona Norte, quando o ciclista foi atingido por um micro-ônibus que fazia linha complementar. 

O segundo aconteceu na Praça da Convenção, em Beberibe. Ambos os acidentes foram no dia 16 de setembro.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL