ABASTECIMENTO

Obras para melhorar abastecimento de água em morros do Recife passam por testes

Os serviços devem melhorar o abastecimento no Morro da Conceição e Alto José do Pinho, na Zona Norte

Publicado em: 04/11/2024 19:57

A Companhia destaca que os testes de colocação da tubulação em carga são realizados com cuidado, mas há possibilidade de rompimento de trechos da rede nessa fase (Foto: Divulgação/Compesa)
A Companhia destaca que os testes de colocação da tubulação em carga são realizados com cuidado, mas há possibilidade de rompimento de trechos da rede nessa fase (Foto: Divulgação/Compesa)
As obras que visam melhorar o abastecimento de água no Morro da Conceição e no Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife, começaram a passar pela fase de teste. A obra é de setorização da rede de abastecimento de água e pelo menos 75 ruas já receberam intervenções e assentamento.

De acordo com a Compesa, já foram implantados 25 quilômetros de tubulações e instalados novos equipamentos para maior controle da distribuição de água nessas áreas. A Companhia destaca que os testes de colocação da tubulação em carga são realizados com cuidado, mas há possibilidade de rompimento de trechos da rede nessa fase. 

Quando uma intercorrência dessa natureza ocorre, a própria equipe da obra agiliza o conserto.

São cinco frentes de serviço da obra instaladas nos morros do Recife, em ruas como Vasco da Gama, Dois de Fevereiro, Arlindo Cisneiros e Córrego do Euclides.

As ações incluem o assentamento de tubulações entre 32 e 250 milímetros e a substituição de redes antigas, que estão subdimensionadas e não atendem mais ao crescimento populacional que ocorreu nas três décadas desde a última intervenção de abastecimento na região. Ainda serão instalados instrumentos de tecnologia como válvulas e registros.

A previsão é que 300 vias da região recebam intervenções para implantação de novas redes de água até a conclusão da obra, no final do próximo ano. Também já foram executadas na obra travessias por método não destrutivo, que são realizadas pelo subsolo e sem grandes escavações para atravessar canais e córregos. Sete intervenções com uso desse método foram realizadas somente no último mês para acelerar a entrega do benefício à população. 

O presidente da Compesa, Alex Campos, enfatiza que o projeto de setorização dos morros  representa um avanço importante para a região. 

“O corpo técnico da Compesa está debruçado em estudos hidráulicos para avaliar o impacto da intervenção e garantir a melhoria do abastecimento nas áreas, que há cerca de 30 anos não recebiam obras estruturais de abastecimento. Para o período da festa, já vamos priorizar a distribuição de água diariamente no Morro da Conceição e no Alto José do Pinho, simultaneamente, fato que não acontecia em anos anteriores e antes dessas intervenções”, afirmou.

De acordo com a Compesa, foram investidos nessas obras mais de R$ 40 milhões. A partir da conclusão da obra de setorização, as redes de abastecimento da região serão divididas em setores para o controle mais eficaz da água produzida e distribuída à população. 
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL