RECIFE
Rec'n'Play 2024: festival oferece mais de 600 atividades interativas e gratuitas; confira principais atrações
Evento tem início nesta quarta-feira (6), e seguirá até o próximo sábado (9)
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 05/11/2024 12:48 | Atualizado em: 05/11/2024 12:48
Foto: Edson Holanda/PCR |
Um dos principais eventos de tecnologia, educação, criatividade, inovação, economia e cultura do Recife, o Rec’n’Play tem início nesta quarta-feira (6), e seguirá até o próximo sábado (9). Com o tema “O Futuro nos Conecta” nesta edição, o intuito do festival é promover todas essas áreas de forma dinâmica e gratuita.
No geral, o evento promove oficinas, palestras, workshops, shows, exposições interativas e muito mais. As mais de 600 atividades oferecidas estão divididas em eixos temáticos. Dentre as principais atrações, estão algumas figuras importantes nos cenários tecnológicos, sociais e políticos. Este ano, alguns grandes nomes estão entre os destaques. Confira algumas das presenças confirmadas:
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial
João Campos, prefeito da cidade do Recife
Raquel Lyra, Governadora do Estado de Pernambuco
Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital
Eduardo Peixoto, CEO da CESAR
André Salles, Diretor Geral da Solar Coca-Cola
Anderson Messi, Especialista em Segurança Digital, Professor da Academia Nacional de Polícia e Policial Federal
Bruno Stefani, conselheiro de inovação de grandes empresas e professor da Fundação Dom Cabral, Insper e FGV.
Cristiano Lincoln, fundador da Tempest Security Intelligence
Chico Jardim, co-fundador e sócio diretor da SP Ventures (SPV), empresa líder no segmento de investimentos de venture capital em agfood tech na América Latina.
Marisa Reghini, vice presidente de negócios digitais e tecnologia do Banco do Brasil
Cantor e compositor Criolo e Maria Vilani, professora, poetisa, escritora e mãe do músico. Criolo e Maria são embaixadores do Movimento LED - Luz na Educação
A prefs tá on
O conceito trazido para este ano reforça a presença digital que colocou o Recife no hall das principais cidades brasileiras que mais investem no meio online para simplificar a vida das pessoas. “A prefs tá on” é o slogan que carimba o passaporte da Prefeitura do Recife nesse grande festival.
“A transformação digital influenciou de maneira definitiva o jeito como as pessoas passaram a consumir bens, informações e serviços. O mundo online é uma realidade e essa transformação também faz parte das iniciativas de Governo Digital da Prefeitura do Recife”, pontua Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito trazido para este ano reforça a presença digital que colocou o Recife no hall das principais cidades brasileiras que mais investem no meio online para simplificar a vida das pessoas. “A prefs tá on” é o slogan que carimba o passaporte da Prefeitura do Recife nesse grande festival que é o Rec’n Play.
Para celebrar os quatro dias de muita informação, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com a Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel), estarão presentes na Avenida Rio Branco com um estande que fala a linguagem da criatividade.
Telas de led dentro e fora do estande aberto são um convite para conhecer e participar de algumas atividades que conversam diretamente com projetos como o AdotaPET, Conecta Recife (hub digital da prefeitura), Embarque Digital, Moeda Capiba, GO Recife, Recicla Lab, entre outros.
A TV Conecta Recife, a TV streaming da Prefeitura do Recife, também está com programação especial. De manhã e de tarde, sempre às 10h e às 14h30, haverá transmissão ao vivo direto do estúdio para os leds do estande na Rio Branco e para o canal da TV no Youtube (www.youtube.com/@tvconectarecife). Entrevistas com as pratas da casa e convidados especiais para falar sobre comunicação pública no meio digital são parte do que a produção preparou para o evento.
“A comunicação que a Prefeitura do Recife faz hoje é uma grande referência nacional e entrega à população uma linguagem completamente diferente do que as pessoas estavam acostumadas e a TV Conecta está dentro desse novo conceito de fazer comunicação.”, explica João Carvalho, diretor da TV Conecta. Além da transmissão, as equipes de reportagem estarão nas ruas cobrindo a programação com conteúdos exclusivos para o perfil no Instagram (@tvconectarecife).
Demais Secretarias da Prefeitura do Recife também marcarão presença no evento, a exemplo da Secretaria da Mulher, Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Cultura e outras, cada qual com uma programação que reforça o papel da gestão recifense como referência em tecnologia.
Confira alguns dos programas de maneira detalhada:
Secretaria da Mulher
A Secretaria da Mulher do Recife vai participar das ações em mais uma edição do Rec’n Play. Durante todo o período, o órgão vai montar no Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, localizado na Rua do Bom Jesus, um espaço de acolhimento e orientação para mulheres. Das 14h às 20h, as mulheres podem ter acesso à informação sobre prevenção à violência doméstica e sexista e também de ações e projetos da secretaria dos quais se pode participar.
Além disso, 24 mulheres que integram a Rede de Artesãs irão comercializar seus produtos na Feira do Empreendedor, também na Rua do Bom Jesus, durante todos os dias de realização do festival. No local, vão ser comercializados diversos produtos, como amigurumi, bonecas, velas e aromas, macramê, etc.
Durante os dias 6 e 7, das 15h às 19h, a Secretaria realiza o ideathon (evento criado para gerar ideias inovadoras) "Empodere-se no Rec'n'Play 2024". Em parceria com a POWER e Governo Britânico, através do UK-Brazil Tech Hub, a iniciativa visa desenvolver novas competências, abrir novas possibilidades e potencializar mulheres empreendedoras autorais de baixa renda. O evento pretende não apenas capacitar as participantes, mas também criar um ambiente onde as ideias e projetos possam prosperar e se desenvolver.
Secretaria de Cultura
A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife realizarão mais uma edição do Palco Recife Cidade da Música, oferecendo atrações caprichadas e gratuitas para todos os públicos, da cidade e de fora dela, que haverão de se encontrar nas plateias do evento, ciceroneado pelo Porto Digital.
Nos próximos dias 7 e 8 de novembro, três grandes atrações irão animar o festival, subirão ao palco, montado pela Prefeitura, na Praça do Arsenal. Na quinta-feira (7), às 20h e 21h30, Joyce Alane e Vanessa da Mata irão se apresentar, representando as tantas e tão potentes vozes e talentos femininos de Pernambuco e do Brasil.
Expoente da profícua cena musical local, a cantora e compositora Joyce subirá ao palco da festa o show de seu disco de estreia, “Tudo é Minha Culpa”. Vanessa da Mata celebrará no Recife seus 25 anos de carreira. Na sexta (8), às 20h, Almério apresentará sua voz e performance inconfundíveis no show “Nesse exato momento”, com músicas de seu quarto álbum, lançado no último mês de abril.
O Palco Recife Cidade da Música foi montado pelo poder público municipal na Rua do Observatório. Um segundo palco, de menor porte, para abrigar outras programações culturais também foi montado na Rua do Bom Jesus. Nesse segundo palco, haverá jornada de MCs, comandada pelo DJ Big, do dia 6 ao dia 9, das 14h até meia-noite todos os dias, com exceção do sábado, quando a programação começa às 10h.
Empresa Municipal de Informática
Debater soluções inovadoras no setor público para a melhoria da prestação de serviço para a população. É com esse objetivo que a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), e o Governo do Estado, através da Agência Estadual de Tecnologia e Informação (ATI) promovem o Gov In Play, com apoio do Governo Federal, por meio do Serpro. Um evento que reúne gestores públicos e privados para pensar, construir e discutir melhorias das políticas públicas para cuidar das pessoas. O encontro acontece nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório Capiba - 11° andar, no prédio do Banco do Brasil, no Bairro do Recife. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo formulário disponível no site http://govinplay.rec.br/.
Com o tema “Reimaginando o governo: como usar a inovação e a tecnologia para cuidar das pessoas?”, o evento abordará iniciativas transformadoras de inovação, em conjunto com a academia, startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
“O nosso objetivo é promover encontros que possibilitem enxergar projetos, programas e iniciativas voltadas para a inovação no setor público com foco nas pessoas e numa cidade mais conectada. Tudo isso estará no centro das discussões e das experiências que vão ser apresentadas em dois dias intensos de trabalho”, afirma Breno Alencar, diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Emprel.
De acordo com o gerente de Relacionamento do Governo Digital da ATI José Claudemir Pacheco Júnior, "o Gov in Play exerce um papel fundamental de articulador de redes e processos de inovação dentro da esfera governamental. Tem como principal objetivo trazer pessoas que fazem parte do ecossistema de tecnologia e inovação e pessoas que fazem parte da administração pública, seja federal, estadual ou municipal, para pensar coletivamente em soluções que possam fazer diferença na vida das pessoas e promover um governo mais eficiente e eficaz".
Dentre os temas que serão discutidos, estão: Participação cidadã nos governos; Inteligência artificial e ética no setor público; Inovação aberta e Dados abertos; Cidades inteligentes e Internet das coisas; Direito digital (Inclusão digital e acessibilidade); Desafios climáticos e sustentabilidade; Inovação nas compras públicas; Estratégias de Governo Digital; Governança de dados e Privacidade (segurança da informação).
O Gov in Play oportuniza o encontro de órgãos públicos e a sociedade civil a participar ativamente desse grande encontro. A programação traz referências de iniciativas de inovação no setor público com colaboração da sociedade, academia, startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) no processo de inovação. A ideia é fomentar a modernização das rotinas de trabalho dos órgãos públicos e o acesso a serviços oferecidos por essas instituições à população de maneira digital, simples, ágil e segura.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS