FESTIVAL
Rec'n'Play 2024: festival tem cultura, realidade virtual, esportes e guerra de robôs
Evento movimenta as ruas do Centro do Recife com mais de 600 atividades interativas e completamente gratuitas para o acesso da população recifense
Por: Nicolle Gomes
Publicado em: 06/11/2024 15:39 | Atualizado em: 06/11/2024 17:03
Foto: Marina Torres/DP |
O Rec’n’Play começou na manhã desta quarta-feira (6) movimentando as ruas do centro do Recife. Das mais de 600 atividades interativas previstas na programação do evento, os projetos culturais e eletrônicos chamam especialmente a atenção do público.
O Diario esteve no primeiro dia de Rec’n’Play para captar as primeiras impressões do conhecido “Carnaval do Conhecimento” na capital pernambucana.
A região estava já pela manhã com muito movimento, principalmente na Arena Gamer, atração muito procurada pelo público dos jogos digitais.
No Cais do Sertão, um dos pontos mais movimentados pelas palestras realizadas desde o início do evento, as arenas de skate e de free gaming foram umas das principais vitrines do prédio, que conta com inúmeras programações.
Skate
Na Arena de Skate, a principal presença foi a da skatista prestígio de Pernambuco, Maitê Pires. A skatista de 13 anos foi campeã brasileira de skate em 2019 e é bicampeã nordestina, além de já ter participado 3 vezes do STU Nacional, principal circuito de skate do Brasil. Maitê falou com exclusividade ao Diario sobre a importância do espaço do Skate num evento de engajamento popular.
“É muito bom, porque dá uma visibilidade maior para o skate, que é um esporte que a maioria das pessoas não gosta. Eu já sofri muito preconceito por ser mulher e skatista, e isso me deixa muito triste, mas é muito massa ver o skate crescendo cada vez mais, e o skate é amor, skate é amizade”, disse Maitê.
Foto: Marina Torres/DP |
Games
Outra atração que reuniu muitas pessoas foi a Arena Gratuita de Games. Completamente ao público, os interessados em participar não precisam se inscrever para fazer parte das atividades que envolvem jogos populares do universo dos consoles de última geração, que deve movimentar até seis mil pessoas nesses quatro dias de evento.
“As pessoas gostam muito de games, então de cinco a seis mil pessoas podem comparecer, contando de jovem e adulto. Não tem idade para quem gosta de game. A gente sempre está fazendo os eventos, e quando a prefeitura abraça a ideia é bem legal, sempre dá um público legal”, explicou Riverson Loami, um dos organizadores do stand.
Foto: Marina Torres/DP |
Tecnologia
Foto: Marina Torres/DP |
A tecnologia também é um grande ponto chamativo de forma geral. Presente na vida cotidiana de toda a população, além de ser um dos eixos temáticos mais explorados no festival na totalidade, a Prefeitura do Recife montou um stand para engajar a população com os serviços ofertados na plataforma digital do Conecta Recife. As atividades contam com ações interativas de realidade virtual que atraem crianças e adultos.
“O Conecta é a grande plataforma de serviços da Prefeitura do Recife, mas é a nossa marca também. A gente tem a TV Conecta, a gente tem outros produtos Conecta e hoje no espaço conecta aqui na Rio Branco durante o Rec’n’play, a gente tem óculos de realidade virtual com ambientes que a gente desenvolveu na própria prefeitura incluindo os serviços, que tem na prefeitura, do Adota Pet, por exemplo. Então as pessoas podem jogar que estão salvando alguns animais utilizando esse óculos de realidade virtual. Não precisa de serviço, só chegar, entrar na fila, respeitar a fila, e aí você coloca esse óculos de realidade virtual e tem alguns ambientes que a gente tem ali desenvolvido um deles, por exemplo é o jogo que é mais interativo para pessoa participar e tem outros que são vídeos, e museus da Prefeitura do Recife que é mais uma experiência imersiva, né de assistir e olhar um ambiente 360, isso é tudo voltado para o Recife. Tem atividade para todos os públicos e não somente para quem é de Recife, todo mundo está super convidado”, explicou Igor Lins, gerente geral de transformação digital da Prefeitura do Recife.
"A gente tem uma TV Interativa, simulando um ambiente do Conecta Recife para que a população conheça melhor, e veja como funciona se ela quiser acessar um serviço de capinação, de saúde, de educação, zeladoria urbana, enfim todos os serviços da prefeitura ela vai conseguir acessar aqui. Além disso, a gente tem algumas ativações também envolvendo uma moeda Capiba que é a moeda digital da Prefeitura do Recife. Então, a gente está com o desafio específico do Rec’n’play, o pessoal pode acessar através do conecta Recife e responder cinco perguntinhas para todo mundo acertar, bem fácil para a população conseguir ter acesso. A pessoa pode ir à feirinha, o nosso grande mercado, e trocar produtos. Hoje, a gente tem aqui garrafinha, cubo mágico, lápis, copo e uma série de outros produtos que a pessoa pode resgatar aqui mesmo na feirinha”, complementou Igor.
Foto: Marina Torres/DP |
Os robôs são outros "queridinhos" do público geral, sempre reunindo muitos visitantes. Na Arena de Robôs Petrobrás, estudantes de várias instituições expuseram seus projetos. O Diario falou com a organização do stand, que promove as famosas batalhas de robôs.
“A gente tá tendo oficina no período da manhã, e depois das oficinas, a gente tem batalhas de robô aqui na arena, a gente aqui também tem arte, tem tudo, tem tecnologia e tá tudo misturado. Tem umas coisas meio misturadas por aqui a gente tem estande do Cesar School, a gente tem da Universidade Federal de Pernambuco, a gente tem também do Sesi. Então são várias instituições dentro de uma só e também tem exposições”, falou Maria Luiza Sá Barreto, uma das organizadoras do Rec’n’Play.
“Os alunos se inscreveram, tivemos uma seleção, um processo seletivo. A gente tá tentando dar espaço para todos os públicos sobre o engajamento do pessoal, que se interessa muito pela questão pessoalmente da batalha de robôs. Ano passado foi incrível. Eu também estava na coordenação. E esse ano a gente tá sendo bem maior, três vezes maior”, continuou a organizadora.
Um dos projetos expostos foi de um grupo de estudantes do curso de engenharia eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco que desenvolveu um sistema envolvendo fibra óptica que analisa o grau de pureza do azeite consumido pela população.
Foto: Marina Torres/DP |
“Trouxemos aqui um protótipo de sensor fibra óptica de plástico para identificação de adulteração do azeite. O intuito é divulgar de fato o projeto do grupo, para divulgar o nosso curso que não tem divulgação, tem baixo interesse das pessoas, e tem alta porcentagem de desistência, muitas pessoas desistem, e a gente aqui para mostrar que mesmo que seja difícil, é muito legal, a gente tem muita oportunidade de participar de projetos incríveis e também tem muitas empresas elas aqui conseguem estágios para gente”, disse Letícia Roxo, uma das estudantes do grupo.
“A gente entrou na iniciação científica no ano passado, a gente vem sempre aprendendo bastante coisa completamente nova que a gente nunca tinha visto, inclusive para sensores, que é o caso que a gente está trazendo aqui. Pensamos logo ‘vamos levar uma fibra ótica de plástico, porque a gente consegue ver a luz, consegue mostrar para o pessoal e ela tem uma sensibilidade legal'. A gente consegue identificar concentrações de azeite e óleos em geral até combustível. Também serve como uma primeira experiência em um evento para público, e está sendo muito legal”, destacou Rodolfo Melo, também estudante do projeto.
Programação e inscrições
Foto: Marina Torres/DP |
O primeiro dia de Rec’n’Play foi regado a cultura, tecnologia, esportes e diversão. As programações e atividades seguem até o próximo sábado (9). Para os interessados em participar das atividades, basta se inscrever por meio do link https://app.jalanlive.com/recnplay2024/home#agenda.
No geral, o evento promove oficinas, palestras, workshops, shows, exposições interativas e muito mais. As mais de 600 atividades oferecidas estão divididas em eixos temáticos. O tema deste ano é “O Futuro nos Conecta”. O evento explora como a tecnologia está mudando nossas vidas e qual o impacto que ela tem em nossa sociedade.
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