Investigação

Setenta dias após tragédia, saiba como está a investigação da queda do teto do Santuário do Morro da Conceição

Polícia Civil informou, nesta sexta (8) que a previsão é de que o laudo seja entregue em até 20 dias

Publicado em: 08/11/2024 09:31 | Atualizado em: 08/11/2024 09:38

Operários estão reconstruindo santuário  (Foto: Marina Torres/DP)
Operários estão reconstruindo santuário (Foto: Marina Torres/DP)
Setenta dias após a tragédia que deixou dois mortos e mais de 20 feridos, no Morro da Conceição, ainda não foi finalizado um laudo técnico sobre o desabamento do teto no Santuário, na Zona Norte do Recife,  no último dia 30 de agosto. 

Procurada pelo Diario de Pernambuco, a Polícia Civil informou, nesta sexta (8),  que o prazo inicial precisou ser ampliado em mais 20 dias em função da complexidade do caso.

Isso inclui a análise de diversas documentações e a análise dos aspectos construtivos que não possuem projeto, além da necessidade de retorno das equipes do Instituto de Criminalística (IC) ao local várias vezes para a realização de vistorias. 
 
Confira na íntegra:

“Secretaria de Defesa Social informa que esteve no local do desabamento, no Morro da Conceição, desde o primeiro momento, com as forças operacionais atuando prontamente no socorro aos feridos, assistência às famílias e nas investigações do ocorrido. 

"Foi necessário ampliar o prazo inicialmente informado pela perícia devido à complexidade do caso, que inclui a análise de diversas documentações e a análise dos aspectos construtivos que não possuem projeto, bem como o retorno das equipes do IC ao local por diversas vezes para vistorias in loco”, informou a Polícia Civil. 

Ainda conforme a corporação, a previsão é que o laudo seja entregue, no prazo de até 20 dias, às autoridades policiais competentes, responsáveis pela investigação do ocorrido.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Vasco da Gama, está responsável pelas investigações e segue realizando todas as diligências necessárias para o esclarecimento do fato, incluindo as oitivas.
 
Reconstrução 


Na quinta (7), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou que a primeira etapa das obras de reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição será concluída e entregue até o dia 27 deste mês. 
As festividades da santa terão início no dia 28 de novembro.  

"Hoje, começa a ser erguido o teto que vai receber o telhado da Igreja da Conceição. A Estamos acompanhando de perto, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Corpo de Bombeiros e com laudos técnicos de segurança, para garantir a segurança dos fiéis e todos os que venham professar a sua fé", afirmou Raquel Lyra.  

Inicialmente, a entrega estava prevista para o dia 2 de dezembro, mas foi antecipada para permitir que as festividades aconteçam conforme o cronograma religioso. 

"A Fundarpe está garantindo todo equipamento provisória para a realização das festividades, como sonorização e iluminação. E com isso permitir que os fiéis possam vim para cá e a igreja possa aqui celebrar durante os festejos de Nossa Senhora da Conceição.", completou a governadora. 

Importância
 
O Santuário do Morro da Conceição é um dos principais destinos de peregrinação de Pernambuco, reunindo milhares de devotos anualmente durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição, que ocorre entre o final de novembro e o dia 8 de dezembro. 

 Neste ano, a celebração completará 120 anos, e a expectativa é que o evento deste ano simbolize não só a retomada das festividades, mas também um novo ciclo de segurança e modernização do local. 

O governo do Estado se comprometeu a financiar o projeto de reconstrução do teto do santuário, com um repasse inicial de R$ 1,5 milhão à Arquidiocese de Olinda e Recife, oficializado no dia 26 de setembro.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL