Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Capital do ovo no Brasil produz mais de 130 unidades por segundo e fatura milhões por ano

Por Heloísa Freitas
31/01/2026
Capital do ovo no Brasil produz mais de 130 unidades por segundo e fatura milhões por ano

Reprodução: Embrapa

Santa Maria de Jetibá, na região central do Espírito Santo, tem o título da capital nacional do ovo há quase dez anos. Com pouco mais de 40 mil habitantes, o município produz, em média, 132 ovos por segundo, um desempenho que movimenta milhões de reais todos os anos.

Situada a aproximadamente 700 metros acima do nível do mar, Santa Maria de Jetibá se beneficia de um clima mais ameno em comparação a outras regiões do Espírito Santo. Essa característica é considerada ideal para a criação de galinhas voltadas à produção comercial, garantindo melhores índices de produtividade.

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo IBGE, o município produziu 4,16 bilhões de ovos em 2024. O volume representa um crescimento de 9,3% em relação ao ano anterior, com um aumento de 354 milhões de unidades na comparação com 2023.

O desempenho de 2024 consolidou o município como o maior produtor de ovos do Brasil, com quase 1 bilhão de unidades a mais que o segundo colocado no ranking nacional, Bastos, no interior de São Paulo. Bastos produziu 3,24 bilhões de ovos no ano passado, registrando crescimento de 11,2% em relação ao período anterior, mas ainda insuficiente para retomar o primeiro lugar.

Presença de grandes empresas e dados de produção

A força produtiva do município atrai grandes nomes do agronegócio, como o empresário Ricardo Faria, CEO da Global Eggs. A empresa mantém em Santa Maria de Jetibá uma de suas 20 unidades de produção de ovos comerciais espalhadas pelo país.

No ranking estadual, São Paulo lidera a produção nacional de ovos, com 15,3 bilhões de unidades em 2024, o equivalente a 23,5% de toda a produção brasileira. Em seguida aparecem Paraná (9,6%), Minas Gerais (9,5%), Rio Grande do Sul (7,2%) e Espírito Santo (7,1%). Completam o top 10 os estados de Pernambuco, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso e Goiás.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Heloísa Freitas

Heloísa Freitas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Maior fazenda do Brasil tem 150 mil hectares e espaço para um estádio de futebol

17/02/2026

Homem mais rico da penúltima década achou petróleo e se tornou bilionário no Brasil

17/02/2026
Brasil se prepara para uma invasão chinesa em 2026

Brasil se prepara para uma invasão chinesa em 2026

17/02/2026

Depois de uma década escondido, Michael Schumacher foi visto novamente

17/02/2026

Desfile de 6 planetas alinhados poderá ser visto do Brasil

17/02/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS