Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Homem mais rico da penúltima década achou petróleo e se tornou bilionário no Brasil

Por Julia Martins
17/02/2026

Mais de uma década atrás, o nome de Eike Batista se tornou sinônimo de riqueza e ambição no Brasil. O empresário, então apontado como o mais rico do país, ganhou destaque após a OGX, empresa de petróleo do grupo EBX, anunciar uma descoberta que prometia revolucionar o mercado de óleo e gás.

Em 2012, a OGX comunicou ter encontrado petróleo na Bacia de Santos, em área do pré-sal, mas em águas rasas — uma situação incomum para o país, onde as grandes reservas ficam em profundidades extremas.

O poço BM-S-57, a cerca de 100 quilômetros da costa entre São Paulo e Rio de Janeiro, atingiu mais de 6 mil metros, cruzando camadas geológicas até chegar ao reservatório.

As estimativas iniciais indicavam que a área poderia abrigar entre 3 e 4 bilhões de barris de petróleo, um salto em relação à previsão original de 1,8 bilhão. Apesar de ainda serem necessários testes técnicos para confirmar os números, a notícia gerou grande entusiasmo no mercado.

Impacto imediato no mercado financeiro

O anúncio provocou efeito imediato na Bolsa de Valores de São Paulo. As ações da OGX dispararam e ficaram entre as mais negociadas do dia. Investidores enxergaram na descoberta um sinal de que a empresa poderia em breve transformar investimentos em receita, consolidando a OGX como força emergente no setor de petróleo.

A confiança foi reforçada também pelo início da produção em outros campos, aumentando a expectativa de lucro.

Na época, Eike Batista parecia intocável, mas nos anos seguintes enfrentou uma forte reviravolta. Entre 2013 e anos seguintes, o colapso da OGX e de outras empresas do grupo EBX resultou na perda do controle de seus negócios.

Sua fortuna encolheu drasticamente, processos judiciais e prisões abalaram sua credibilidade, afastando-o do topo do mercado internacional.

Atuação recente e novos negócios

Apesar das turbulências, Eike manteve uma presença discreta, acompanhando de perto ativos que ainda podem gerar valor. Em declarações recentes, ele citou a venda de empreendimentos como o Porto Sudeste, no Rio de Janeiro, e a mina Morro do Ipê, em Minas Gerais.

Segundo ele, as negociações previstas para 2026 poderiam movimentar cerca de R$ 26 bilhões. Atualmente, esses ativos estão sob controle de grandes grupos internacionais, com bancos globais conduzindo as transações.

O episódio da descoberta da OGX e a trajetória de Eike Batista seguem sendo referência quando se fala em oportunidades, riscos e o impacto das decisões empresariais no mercado brasileiro.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Julia Martins

Julia Martins

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Quem era Barrabás, bandido que foi solto no lugar de Jesus?

Quem era Barrabás, bandido que foi solto no lugar de Jesus?

03/04/2026
Brasil recebe invasão de 3.000 carros elétricos e disputa vai ficar séria

Carro elétrico mais caro do Brasil tem potência de Fórmula 1 e custa valor de mansão

03/04/2026
Ásia tem apenas um país que fala português com mais de 1 milhão de habitantes

Ásia tem apenas um país que fala português com mais de 1 milhão de habitantes

03/04/2026
Carro chinês dispara em vendas e vira sensação do momento

Carro chinês dispara em vendas e vira sensação do momento

03/04/2026
O que Jesus quis dizer com “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste”?

O que Jesus quis dizer com “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste”?

03/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS