Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Maior prédio fantasma do mundo arranha o céu e foi abandonado na construção

Por Caio César Gomes
23/01/2026
prédio

Foto: Wikimedia / N509FZ

Com cerca de 600 metros de altura, o Goldin Finance 117, localizado em Tianjin, na China, é considerado o prédio abandonado mais alto do mundo. A imponência da estrutura — que figura entre as mais altas já construídas no planeta — contrasta com a aparência inacabada e os corredores desertos de seus 128 andares.

Idealizado para se tornar um ícone arquitetônico, o edifício jamais foi oficialmente inaugurado. Apesar de estar praticamente concluído, segue vazio e sem ocupação até hoje. O abandono do Goldin Finance 117 é atribuído, principalmente, às sucessivas crises financeiras globais, que impactaram diretamente o mercado imobiliário chinês.

Diante desse cenário, dar sequência ao ambicioso empreendimento deixou de ser vantajoso e passou a representar um alto risco para os investidores, levando ao abandono definitivo da obra em 2015. Posteriormente colocado à venda, o edifício também não despertou interesse de compradores.

Quando as obras tiveram início, em 2008, a torre estava projetada para se tornar o quinto arranha-céu mais alto já construído no mundo. O prédio seria o destaque de um complexo residencial e comercial de alto padrão no centro de Tianjin, que previa diversas torres, mansões inspiradas nos estilos francês e italiano, além de um museu do vinho e até um clube de polo.

O projeto previa áreas destinadas a hotelaria, comércio e um átrio de três andares em formato de diamante no topo da torre, onde funcionariam o deque de observação mais alto do mundo, além de piscina, restaurante e sky bar. Hoje, o Tianjin 117 Center segue como uma construção imponente, que domina o horizonte da cidade mesmo sem nunca ter sido colocado em funcionamento.

Um prédio gigante inacabado que virou símbolo do colapso imobiliário

Fenômeno Natural

Tsunami na Groenlândia 🌊

Choque de montanha fez a Terra vibrar
Veja o Caso
X

Tsunami na Groenlândia 🌊

Veja o Caso

O Goldin Finance 117 acabou se tornando um retrato do excesso e da desaceleração econômica que atingiu em cheio o setor imobiliário chinês na última década. Projetos grandiosos, pensados para um crescimento contínuo e acelerado, passaram a enfrentar dificuldades financeiras, falta de crédito e queda na demanda, deixando para trás estruturas monumentais sem função prática.

Mesmo abandonado, o arranha-céu segue despertando curiosidade e debate. Para especialistas, o edifício representa não apenas uma obra interrompida, mas um alerta sobre os riscos de megaprojetos desconectados da realidade econômica. Enquanto isso, o “prédio fantasma” continua a arranhar o céu de Tianjin, como um marco silencioso de ambição, crise e incerteza.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

É verdade que existem árvores que andam na Amazônia?

17/02/2026

Maior fazenda do Brasil tem 150 mil hectares e espaço para um estádio de futebol

17/02/2026

Homem mais rico da penúltima década achou petróleo e se tornou bilionário no Brasil

17/02/2026
Brasil se prepara para uma invasão chinesa em 2026

Brasil se prepara para uma invasão chinesa em 2026

17/02/2026

Depois de uma década escondido, Michael Schumacher foi visto novamente

17/02/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS