Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Mudança nos juros imobiliários deixa milhares de brasileiros com dúvidas

Por Bárbara Santos
20/02/2026
Aluguel

Créditos: Pixabay

O início de 2026 trouxe uma movimentação relevante no crédito habitacional. Mesmo com a taxa básica de juros ainda em nível alto, bancos privados passaram a cortar discretamente as taxas do financiamento imobiliário, sinalizando uma aposta na reativação do setor.

Entre o fim de 2025 e as primeiras semanas deste ano, o Itaú Unibanco e o Santander Brasil anunciaram ajustes para baixo nas taxas mínimas cobradas nas novas operações. A mudança inaugura um ambiente mais competitivo e reacende o interesse de quem vinha adiando a compra da casa própria.

No Santander, a taxa inicial passou a ser de 11,79% ao ano mais TR, abaixo dos 11,99% praticados anteriormente. Já no Itaú, o percentual mínimo caiu de 11,70% para 11,60% ao ano mais TR. Embora a diferença pareça pequena, no longo prazo ela altera de forma significativa o valor total pago pelo imóvel.

Disputa por clientes impulsiona o movimento

O mercado associa a decisão dos bancos a dois fatores principais: a expectativa de retomada das vendas e o aumento da concorrência. A Caixa Econômica Federal, principal operadora do crédito habitacional no país, fixou teto de juros próximo de 12% ao ano em linhas voltadas à classe média, além de ampliar condições de financiamento.

Outras instituições também buscam espaço. O Banco Inter divulga taxas a partir de 9,5% ao ano, atreladas ao IPCA. O Bradesco, segundo dados do Banco Central, opera com percentuais que variam entre 11,70% e 12,73% ao ano em contratos indexados à TR.

Comprar agora ou esperar?

Analistas avaliam que as instituições estão se antecipando a um possível ciclo de queda da Selic ao longo do ano. Ao reduzir juros desde já, os bancos tentam ampliar carteira e fidelizar clientes antes de um eventual aumento da procura.

Para o consumidor, a decisão envolve cautela. A redução nas taxas pode significar economia relevante ao longo de décadas, mas o cenário ainda exige planejamento. Com maior oferta de crédito e disputa entre instituições, 2026 começa com o financiamento novamente no centro das estratégias do mercado imobiliário.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Bárbara Santos

Bárbara Santos

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com 5 anos de experiência em redação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Novo Mobi vira SUV e “engole” Fiat Fastback

Novo Mobi vira SUV e “engole” Fiat Fastback

04/04/2026
Mulher que trabalhou por 3 anos sem assinatura na carteira irá receber R$ 2 mil

Regra da CLT faz com que trabalhadores acabem perdendo direito às férias

04/04/2026
Quem era Barrabás, bandido que foi solto no lugar de Jesus?

Quem era Barrabás, bandido que foi solto no lugar de Jesus?

03/04/2026
Brasil recebe invasão de 3.000 carros elétricos e disputa vai ficar séria

Carro elétrico mais caro do Brasil tem potência de Fórmula 1 e custa valor de mansão

03/04/2026
Ásia tem apenas um país que fala português com mais de 1 milhão de habitantes

Ásia tem apenas um país que fala português com mais de 1 milhão de habitantes

03/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS