Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Regras da Inteligência Artificial podem ser alteradas a qualquer momento

Por Bárbara Santos
23/12/2025
ChatGPT me ensina como guardar R$ 20 mil?

O Poder Executivo Federal encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta legislativa com o intuito de reformular integralmente a gestão da Inteligência Artificial (IA) no país. O projeto institui o Sistema Nacional para Desenvolvimento, Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA). Este novo texto busca complementar e preencher as lacunas existentes no PL 2338/23, que já recebeu a aprovação do Senado e se encontra atualmente em discussão na Câmara dos Deputados.

O novo desenho institucional

A proposta federal estabelece o Conselho Brasileiro para Inteligência Artificial (CBIA), um órgão de cúpula que será responsável por comandar e coordenar o SIA. A composição do Conselho prevê a participação da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além de até cinco ministérios.

O envio deste texto pelo Executivo resolve uma questão técnica fundamental no processo legislativo, conhecida como “vício de iniciativa”, pois a prerrogativa de criar novas estruturas administrativas por lei é exclusiva do Governo. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator do PL 2338/23, confirmou que a arquitetura regulatória foi construída em parceria com o governo. Ele salientou que a nova proposta será anexada ao projeto original (PL 2338/23) para unificar as ideias e permitir a elaboração de um texto substitutivo.

Pelo novo modelo, a ANPD será alçada à posição de reguladora residual, atuando em todos os segmentos que ainda não possuam regulamentação específica para IA. A Agência terá poderes para emitir diretrizes gerais, fiscalizar os sistemas em operação, aplicar penalidades, determinar padrões mínimos de transparência e credenciar entidades aptas a realizar auditorias independentes nos sistemas. Além disso, a agência deverá publicar um relatório anual detalhando a aplicação das normas no Brasil.

Previsibilidade e atração de investimentos

O envio do projeto acontece em um momento de intenso debate sobre o PL 2338/23 na Câmara. Em audiência na Comissão Especial, Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, defendeu veementemente a necessidade de uma regulamentação que seja “responsável e equilibrada” para estimular o crescimento tecnológico do país.

Segundo Durigan, a legislação proporciona previsibilidade, elemento crucial para atrair investimentos estrangeiros. Ele comparou o momento atual à “terceira geração legislativa”, após marcos importantes como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O secretário ressaltou que o Brasil está em posição de liderança no debate internacional e precisa agir rapidamente.

Competitividade e centros de dados

O secretário também alertou que as novas tecnologias impõem urgência na ação governamental, especialmente diante do interesse de grandes corporações em instalar datacenters no Brasil. Durigan enfatizou que o país precisa capitalizar essa oportunidade, sob o risco de a riqueza tecnológica gerada ser exportada sem beneficiar as cadeias produtivas internas. O governo já está elaborando uma política específica para datacenters, focada em inovação, exportação de serviços digitais e na mitigação dos impactos ambientais e energéticos.

A expectativa do relator Aguinaldo Ribeiro é que o texto final, agora consolidado, seja votado nas próximas semanas. A aprovação estabelecerá, pela primeira vez, um arcabouço nacional para a supervisão, governança e transparência dos sistemas de inteligência artificial no território brasileiro.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Bárbara Santos

Bárbara Santos

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com 5 anos de experiência em redação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Cidade amada pelos brasileiros construiu primeira Faculdade fora de uma capital no Brasil

Cidade amada pelos brasileiros construiu primeira Faculdade fora de uma capital no Brasil

18/04/2026
Venda de veículos na China despenca: qual o motivo?

Venda de veículos na China despenca: qual o motivo?

17/04/2026
Escolas confirmam fechamento geral no mês de maio e não haverá aulas

Escolas confirmam fechamento geral no mês de maio e não haverá aulas

17/04/2026
3 signos que vão viver a melhor fase da vida nos próximos dias

3 signos que vão viver a melhor fase da vida nos próximos dias

17/04/2026
Adeus, garrafa térmica! Novo item para colocar o café tem tomado conta das casas

Adeus, garrafa térmica! Novo item para colocar o café tem tomado conta das casas

17/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS